O que faz uma pessoa desejar fazer a transição de carreira ou emprego? Segundo dados obtidos pela plataforma social LinkedIn, mudar de área está nos planos de 60% dos 1.300 trabalhadores brasileiros pesquisados. Desse número, 20% afirmaram que já estavam buscando novas oportunidades de trabalho em áreas diferentes.
A chamada transição de carreira é complexa, na maioria dos casos e se desenvolve pelo desânimo na profissão escolhida até motivos pessoais, e quase sempre, insatisfação pessoal com as escolhas profissionais.
“Mudanças radicais exigem muito mais esforço, preparo e cuidado, como fazer cursos direcionados, que podem não ser tão rápidos. Uma nova formação pode levar semanas e até meses para ser concluída, e o mais prudente é ir gradualmente. Abandonar uma carreira já estruturada sem nenhuma preparação ou formação é uma aposta que normalmente não vale a pena e encontra resistência no mercado” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.
Novos talentos e habilidades
Para a especialista, quem deseja se aventurar em uma área que ainda não domina vai precisar descobrir muitas situações novas, inclusive talentos que nem sabia que possuía:
“Muitas vezes, há uma vocação escondida que pode florescer em um novo desafio. Enquanto você prepara e afina esses talentos, a melhor dica é fazer uma reserva financeira, caso essa mudança de planejamento leve mais tempo do que se esperava. É importante também seguir se atualizando para aprender o máximo.”
A designer Deiniffer Camila sabe bem o que é isso, ainda jovem tinha certeza de que seu futuro estava na área de direito, passou no vestibular e estudou direito até o quarto ano, época em que a maioria dos futuros passava a estagiar, Camila se apaixonou por outra área totalmente distinta:
“Um dia estava pesquisando convites para o meu casamento e nenhum me agradava, então, tentei fazer eu mesma, estudei alguns softwares e a paixão aflorou, fiz a transição de carreira ainda muito jovem e não me arrependo” completa Camila.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
aroldoglombjunior@gmail.com