Segundo o relatório Demand for Skilled Talent da Robert Half, divulgado no mês passado, 37% dos candidatos a emprego nos Estados Unidos estão interessados em uma posição totalmente remota. Ainda de acordo com o estudo, as áreas que têm as maiores taxas de novos empregos híbridos e remotos são Marketing e criativo (27% híbrido e 15% remoto), seguido por Finanças e contabilidade (27% híbrido e 11% remoto) e Tecnologia (26% híbrida e 17% remota).
Trabalhar em home office oferece diversas vantagens, como a flexibilidade de horário e local, a redução de tempo de deslocamento e de custos com transporte e alimentação. Mas a principal delas é a oportunidade de atender a clientes globalmente, ampliando o mercado de atuação.
Esse é o caso da MAVERICK 360, agência administrada pela jornalista Fabíola Cottet que atua há 10 anos com teletrabalho, e possui contratos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Portugal, Austrália e Itália. “O trabalho remoto nos possibilita atuar ao redor do mundo e também contratar prestadores de serviços em diferentes regiões. Atualmente, contamos com colaboradores em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Distrito Federal e Rio Grande do Norte”, afirma.
O publicitário Rick Garcia é sócio-fundador da empresa e quando decidiu empreender, já considerava o formato remoto essencial. “Desde o princípio, a MAVERICK 360 nasceu com essa proposta remote first. Independente do sistema, tanto no presencial quanto à distância, é preciso ter ordem e planejamento para avançar. Atuando com marketing digital não existem barreiras para a prospecção de novos clientes”, afirma.
O trabalho remoto mais do que dobrou na iniciativa privada nos últimos 10 anos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a proporção de pessoas que trabalham de suas casas representa 8,3%, em 2012 esse grupo era quase nulo com 3,6%.
Para criar um espaço adequado para o home office, é essencial priorizar a ergonomia com cadeira e mesa ajustáveis e um monitor adequado para evitar desconfortos físicos. Além disso, iluminação adequada, ventilação e equipamentos como um bom computador com internet rápida, headset, webcam e softwares de produtividade são recursos indispensáveis. Garcia afirma ainda que “um espaço livre de distrações ajuda a separar o emprego da vida pessoal e mantém a eficiência”.
“O ônus do modelo à distância, principalmente se feito de casa, é conseguir separar os papéis naturalmente, estabelecendo limites para a vida pessoal e profissional. Por isso, é indispensável ser muito organizado e autônomo, com capacidade de autogerenciamento”, indica Fabíola.
Sobre a MAVERICK 360
A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 18 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LILIAN DA CRUZ
lilian@maverick360.com.br