Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»TECH»“Super rodovia da informação”: Como não ficar para trás no universo das inovações

“Super rodovia da informação”: Como não ficar para trás no universo das inovações

Escrito por newsadm13 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Na década de 90, um senador estadunidense falou que estava nascendo algo que ele definiu como “information superhighway” (“super rodovia da informação”, em tradução livre) – uma rede de dados de alta velocidade. Seu impacto foi tão grande, que a velocidade cada vez maior das informações começaram a se espalhar, e isso passou a gerar mudanças notáveis.

Grandes organizações que não se inovaram, sucumbiram, e novos gigantes nasceram. Uma coisa eles tinham em comum: se fortaleceram trafegando em alta velocidade e se adaptando ao meio ambiente. 

Um estudo minucioso para entender o segredo do sucesso de organizações centenárias foi realizado e revelou que, em média, a expectativa de vida de uma empresa à época, era de 20 anos – muito menos do que ele chamava de “vida média potencial”. 

O levantamento é rico em dados e provocações para aqueles que têm o desafio de conduzir e manter vivas as organizações no mundo dos negócios. Além disso, dá várias informações de como algumas empresas sobreviveram ao longo de décadas. E, quanto a essas organizações, uma das características em comum mais evidentes é a capacidade de, tal qual uma pessoa de carne e osso, adequar-se ao meio ambiente, percebendo localidades e meios nos quais sua subsistência se torna mais viável. 

Em março de 2020 – uma semana antes da pandemia do COVID-19 “desembarcar” oficialmente no Brasil, a editora Vetor lançou uma versão mais bem equipada da plataforma online (a VOL-Vetor Online), que tem como finalidade facilitar a aplicação e correção de instrumentos e testes psicológicos online.

Naquele momento em diante, a vida de todos os indivíduos deu uma guinada para o mundo on-line – transformando a maneira desde como compramos nossa comida, itens de higiene pessoal até as conversas com nossos familiares, parentes e amigos queridos. As consultas médicas vieram também para o mundo virtual e o número de atendimentos psicológicos online também cresceu muito. Sem contar, os processos de seleção para preenchimento de vagas e as avaliações de seus colaboradores ou de seus candidatos a vagas de trabalho. Tudo online!

A tecnologia passou a ser vista mais como uma aliada, um recurso necessário e importante para que os profissionais continuassem a exercer suas atividades e as pessoas tivessem acesso aos serviços de que necessitavam para manter sua qualidade de vida. Diante do cenário gerado pela pandemia, foi necessário que os profissionais se reinventassem e buscassem por novas formas de interagir com as pessoas e exercer suas atividades profissionais.

Sabemos, hoje, que muitas empresas diminuíram ou mesmo desapareceram durante a crise sanitária dos últimos anos, mas houve muitos negócios que nasceram e outros que cresceram em progressão geométrica nesse mundo diferente do que fomos apresentados. 

Nessa nova realidade, a área de Recursos Humanos teve sua importância reconhecida – tanto na aquisição de talentos, que fossem capazes de levar as organizações ao nível que o mercado exige, quanto para o cuidado e a atenção para com aqueles que já fazem parte da comunidade de colaboradores, cuidando de sua saúde mental. De forma natural e ávida, a necessidade de um ferramental para conhecer indivíduos e seus potenciais, trouxe demandas como o aumento da velocidade de processos e análises integradas de vários tipos de dados e informações. Para isso, lançou mão do poder viabilizador da tecnologia e suas soluções.

Assim, para atender a esses protagonistas do “novo normal” as empresas como a Vetor Editora permanecem se equipando para continuar trilhando firme na perigosa, mas emocionante viagem pela “super rodovia da informação”.

 

Cristiano Esteves possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado (2007) e Doutorado (2015) pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa com Testes Psicológicos, Avaliação Psicológica, Avaliação da Personalidade, Testes de Personalidade, Psicodiagnósticos em Geral e Seleção de Pessoal. Atualmente é Gerente de Produtos e Pesquisas da Vetor Editora. Ministra cursos e palestras na área de Avaliação Psicológica.

 

Laércio Ribeiro é formado em Ciências Econômicas pela UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência como Executivo de Tecnologia da Informação, foi figura chave para a estruturação das primeiras operações de Internet no Brasil, tendo atuado também em processos de transformação digital de grandes grupos de comunicação no país – editoras e operadoras de TV por assinatura. Atualmente, atua como Head da área de inovação da Vetor Editora.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorGigatron Franchising lança hub com 80 canais de marketplace
Próximo Post Dicas de finanças para quem mora em SP
newsadm

Você também vai amar!

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações

Talk Communications lança Maestri(IA), plataforma de IA multicanal voltada para ISPs

Gamers Club renova parceria com a Logitech G para fomentar a profissionalização das competições de esports brasileiras

Team Liquid estreia line-up de R6 em campeonato mundial realizado no Rio de Janeiro

Comments are closed.

EM DESTAQUE

Palácio do Sono: conheça a nova loja conceito da Simmons no Park Sul

8 de maio de 2025

Eudora expande presença no Nordeste e inaugura primeira loja em Fortaleza (CE) com conceito premium e experiências personalizadas para os consumidores

8 de maio de 2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

8 de maio de 2025

Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações

8 de maio de 2025

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

Simmons apresenta colchão de alta tecnologia que promete transformar a qualidade do sono

15 de abril de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.