São Paulo, outubro de 2024 – No próximo dia 25, a cidade de São Paulo será palco da cerimônia de formatura da 2ª edição do EBWL – Empower Black Women to Senior Leadership, programa desenvolvido pela WILL – Women in Leadership in Latin America, em parceria com a consultoria SERH1. O evento marcará o encerramento de uma jornada de um ano de capacitação intensiva, na qual 34 mulheres negras foram preparadas para assumir cargos de liderança executiva, em uma ação que visa acelerar a presença deste grupo no topo dos quadros corporativos das empresas.
O EBWL conta com o suporte de conselheiras da WILL, que atuam como embaixadoras, e tem sua metodologia baseada nos seis sabotadores de carreira para profissionais negros. Com desenho técnico de responsabilidade da SERH1 – especialista em gestão de carreira para a alta liderança – e apoio da consultoria EY, do escritório de advocacia Machado Meyer e da InPress Porter Novelli, agência responsável pela estratégia de comunicação do programa, o processo de formação inclui workshops sobre hard e soft skills, encontros individuais com consultoras, com o objetivo de trabalhar aspectos internos trazidos pelas integrantes, e encontros com CEOs, visando discutir a realidade de ser membro de um conselho. Além disso, o programa oferece ainda mentoria com dois líderes, um da própria empresa da participante e outro externo, oferecendo diferentes perspectivas de carreira.
Silvia Fazio, presidente da WILL, destaca a relevância da formatura para o avanço da diversidade e do compromisso de reduzir o gap de representatividade nas posições de poder dentro das corporações: “Este momento é simbólico não apenas para as formandas, mas também para o mercado corporativo como um todo. Estamos promovendo uma transformação necessária ao preparar essas mulheres para ocupar espaços de decisão e liderança, que será benéfica tanto para a sociedade quanto para as companhias que terão o privilégio de tê-las em seus quadros executivos.”
O programa, que reuniu o apoio de 10 grandes empresas – como ADM, Ambev, Bayer, Diageo, EY, Itaú, Machado Meyer, Porto do Açu e Vivo -, proporcionou mentorias personalizadas focadas em desenvolvimento técnico e comportamental. Andréa Cruz, CEO da SERH1 e líder da iniciativa, ressalta a importância do acompanhamento que as participantes receberam ao longo do processo: “No decorrer do último ano, essas mulheres tiveram a oportunidade de trabalhar de perto com executivos experientes, que atuaram como mentores e as guiaram em temas estratégicos, como gestão de produtividade, finanças e autoconhecimento. Elas foram acompanhadas de perto por alguns dos maiores líderes do mercado e chegam a este momento de formatura extremamente preparadas e capacitadas para as cadeiras que irão ocupar.”
Além da mentoria, as formandas contaram com suporte emocional especializado, um diferencial do EBWL. “Este é um programa único, criado por mulheres negras para mulheres negras e que conta com o apoio de aliados muito valiosos. As conexões estabelecidas entre mentores e mentoradas e entre as alunas é profundamente inspiradora, proporcionando aprendizados que extrapolam a esfera técnica. Tratamos o recorte racial para além do viés profissional, pois sabemos que a vivência das mulheres negras na sociedade é carregada de especificidades que naturalmente atravessam aspectos psicológicos e emocionais. Nosso trabalho no EBWL é fazer com que elas tenham todo o suporte necessário para se desenvolverem plenamente, e é impossível alcançar esse resultado sem levar em consideração o campo pessoal de cada uma”, completa Andréa.
A expectativa para a formatura é alta, não apenas pelo encerramento do ciclo, mas pelo impacto que essas 34 mulheres terão em suas respectivas empresas e comunidades. As corporações envolvidas no programa se comprometeram a seguir acompanhando o desenvolvimento das profissionais, assumindo o papel de sponsors de suas carreiras e da causa da diversidade. A CEO da CEO da SERH1 ressalta ainda que “esse é um compromisso que vai além da formatura. As companhias que apoiaram o programa estão contribuindo para um movimento de profunda transformação social, que tem a proposta de ajudar a acelerar a redução de uma dívida histórica”.
A formatura, marcada para o dia 25 de outubro, na Vivo Eco Berrini, às 17h, será um marco no calendário de projetos voltados para a inclusão e diversidade, reforçando o papel do EBWL na causa. As empresas interessadas em apoiar ou participar das próximas edições do programa de formação, que abrange profissionais e empresas de toda a América Latina, podem solicitar mais informações por meio do canal de contato informado no site da WILL.
Sobre o EBWL:
O EBWL é um programa de aceleração de carreira voltado para líderes negras em posições de gerência, com o objetivo de prepará-las para ocupar futuras posições de liderança. A metodologia é baseada nos seis sabotadores de carreira para profissionais negros e inclui workshops sobre hard e soft skills, encontros individuais com consultoras para trabalhar aspectos internos trazidos pelas participantes, encontros com CEOs para discutir a realidade de ser membro de um conselho, além de mentoria com dois líderes, um da própria empresa e outro externo, oferecendo diferentes perspectivas de carreira.
O programa conta com o suporte de conselheiras da WILL (Women in Leadership in Latin America), que atuam como embaixadoras. O desenho técnico é de responsabilidade da SERH1, especialista em gestão de carreira para a alta liderança. E também tem o apoio da EY, Machado Meyer e Inpress Porter Novelli.
Sobre a Will:
Women in Leadership in Latin America – é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede em São Paulo e conselhos consultivos em Nova Iorque, Miami, Washington, Bogotá e Londres. O objetivo da organização é apoiar e promover o desenvolvimento de carreira das mulheres na América Latina, reconhecendo suas habilidades e competências, além de estimular as empresas sediadas na América Latina a implementarem programas relacionados com as mulheres e negócios, promovendo o intercâmbio das melhores práticas entre as organizações nacionais e internacionais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAIS DO NASCIMENTO SANT´ANNA
thais.santanna@inpresspni.com.br