Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»TECH»PositivoSEG explica a importância da manutenção preventiva de sistemas de segurança eletrônica para evitar falhas e reduzir custos

PositivoSEG explica a importância da manutenção preventiva de sistemas de segurança eletrônica para evitar falhas e reduzir custos

Escrito por Noticiassitesblogs14 de março de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A segurança eletrônica é essencial para residências, empresas e condomínios, mas vai além da simples instalação de centrais de monitoramento, câmeras, alarmes e controles de acesso. É preciso adotar uma abordagem integrada, que combine tecnologia, estratégias eficientes e manutenção preventiva desses sistemas. Para auxiliar os usuários a evitarem falhas inesperadas e gastos desnecessários, a PositivoSEG – unidade de negócios de segurança eletrônica da Positivo Tecnologia voltada ao mercado B2B – apresenta práticas e recomendações que vão minimizar riscos, evitar problemas técnicos e proteger seus investimentos em segurança eletrônica.

“A manutenção preventiva em sistemas de segurança eletrônica vai além da conservação dos equipamentos; ela é uma medida estratégica para garantir a continuidade operacional e a proteção eficaz de pessoas e patrimônios. Identificar e corrigir falhas antes que se tornem problemas críticos minimiza vulnerabilidades, otimiza o desempenho dos dispositivos e reduz custos com substituições emergenciais”, explica Felipe Szpigel, vice-presidente de Segurança Eletrônica da PositivoSEG. “Mais do que isso, ela assegura que alarmes, câmeras e controles de acesso operem com máxima eficiência justamente nos momentos em que são mais necessários”.

Outro ponto que reforça a importância dessa manutenção é a necessidade de atualização constante dos equipamentos, especialmente diante das novas regulamentações do setor de segurança eletrônica. “A legislação brasileira acompanha de perto esse segmento, e as empresas devem garantir que seus sistemas estejam sempre atualizados e em conformidade com as normas vigentes. Com diretrizes mais rigorosas para a segurança eletrônica, a manutenção assegura o funcionamento adequado dos dispositivos e ainda ajuda a padronizar os contratos de prestação de serviços, o que gera mais previsibilidade e segurança jurídica aos consumidores”.

Economia e segurança
 
Usuários de sistemas de segurança eletrônica que negligenciam a manutenção de seus equipamentos estão mais propensos a enfrentar custos imprevistos com reparos emergenciais ou substituições de soluções. Entre os problemas mais comuns estão falhas na conexão em câmeras IP, degradação de baterias em alarmes, controladoras de acesso desconfiguradas e sensores de movimento com baixo desempenho.

Esses problemas podem comprometer a qualidade da vigilância e criar vulnerabilidades no monitoramento, e, consequentemente, aumentar o tempo de resposta a incidentes – o que reduz a eficácia da segurança. No caso do controle de acesso, falhas podem afetar diretamente operações críticas, como registro de ponto eletrônico, liberação de veículos e a gestão do fluxo de pessoas. Por isso, para empresas e condomínios, a manutenção preventiva reduz gastos com substituições e reparos de emergência, e melhoria da eficiência operacional, que contribui para a valorização do patrimônio.

“Além de prolongar a vida útil dos equipamentos, a manutenção preventiva assegura que os sistemas de segurança eletrônica operem com máxima eficiência, prevenindo falhas que poderiam resultar em custos elevados e prejuízos operacionais. Muitos desses problemas são facilmente identificáveis e solucionáveis em inspeções regulares, o que evita perdas financeiras associadas a furtos, invasões ou despesas emergenciais desnecessárias”, afirma o executivo.

Vida útil prolongada e controle do orçamento

Consertos emergenciais ou substituições não planejadas podem gerar custos elevados e comprometer a operação dos sistemas de segurança. A manutenção preventiva evita que determinadas falhas inesperadas aconteçam e ainda reduz o desgaste prematuro dos equipamentos. Além disso, garante que os sistemas operem de forma contínua e confiável, sem paralisações que possam comprometer a segurança do local e ainda gerar prejuízos financeiros.

A manutenção preventiva é um investimento estratégico que melhora o desempenho dos dispositivos e ajuda a otimizar os custos ao longo do tempo. “A falta de manutenção regular pode transformar um simples ajuste técnico em um grande prejuízo financeiro. Empresas e condomínios que adotam planos preventivos evitam gastos emergenciais com substituições inesperadas, reduzem riscos operacionais e garantem um ambiente mais seguro e financeiramente sustentável”, pontua Szpigel.

Entre as principais práticas para evitar falhas inesperadas, o executivo destaca a importância de inspeções técnicas regulares para identificar eventuais problemas. A verificação periódica dos equipamentos, fiações e conexões, assim como a limpeza de lentes das câmeras, testes dos sensores de alarmes e atualizações de softwares, são medidas simples e essenciais para manter a máxima eficiência do sistema como um todo. 

Novas regulamentações exigem mais rigor
 
A Lei nº 14.967/2024, sancionada em setembro, impõe a necessidade de serviços de mais qualidade, com equipamentos atualizados e em correta operação “As novas normas estabelecem critérios mais rigorosos para garantir que os sistemas funcionem com eficiência e estejam em conformidade com a legislação. Isso exige que as empresas compreendam e se adaptem a essas regulamentações, que incluem desde a autorização para empresas operarem até a padronização de contratos e os requisitos de qualificação dos profissionais. Para os consumidores, a lei proporciona maior confiabilidade nos serviços contratados e assegura que os fornecedores sigam os protocolos técnicos mais adequados”, reforça o executivo.

O vice-presidente da PositivoSEG ressalta ainda que a conformidade com as novas normas deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação para empresas e clientes, garantindo mais segurança jurídica e padronização nos serviços prestados. “Empresas de segurança devem oferecer contratos que incluam planos de manutenção preventiva, suporte técnico e garantia de funcionamento adequado dos equipamentos. Já os clientes precisam permitir inspeções periódicas e seguir as recomendações técnicas para manter a integridade dos sistemas”.

Para saber mais sobre a PositivoSEG e seus produtos, acesse o site.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO TELES
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorAbragames anuncia participação na GDC 2025 com comitiva de 48 estúdios brasileiros e expectativa de gerar mais de US$ 45 milhões em negócios
Próximo Post Botmaker anuncia mudança para nova sede em São Paulo
Noticiassitesblogs

Você também vai amar!

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

Talk Communications lança Maestri(IA), plataforma de IA multicanal voltada para ISPs

Gamers Club renova parceria com a Logitech G para fomentar a profissionalização das competições de esports brasileiras

Team Liquid estreia line-up de R6 em campeonato mundial realizado no Rio de Janeiro

Comments are closed.

EM DESTAQUE

Eudora expande presença no Nordeste e inaugura primeira loja em Fortaleza (CE) com conceito premium e experiências personalizadas para os consumidores

8 de maio de 2025

Mães e filhos tricotam na Novelaria para aprofundar o vínculo afetivo e criar memórias

8 de maio de 2025

‘ONDM – O Negócio da Moda’ chega a Goiânia com grandes nomes da Indústria Têxtil e oportunidades únicas de negócios para confeccionistas

8 de maio de 2025

Palácio do Sono: conheça a nova loja conceito da Simmons no Park Sul

8 de maio de 2025

Breton apresenta sugestões de presente sofisticadas para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

Simmons apresenta colchão de alta tecnologia que promete transformar a qualidade do sono

15 de abril de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

Bitshopp inicia expansão internacional e transaciona US$ 1 milhão em sua plataforma de tokenização no primeiro dia de operação nos Estados Unidos

10 de abril de 2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.