Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»TECH»Participação Feminina na Indústria de Tecnologia: Desafios e Oportunidades para um Futuro Inclusivo

Participação Feminina na Indústria de Tecnologia: Desafios e Oportunidades para um Futuro Inclusivo

Escrito por Noticiassitesblogs10 de março de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Em um contexto global em que as indústrias de tecnologia continuam a crescer em um ritmo vertiginoso, a representação feminina ainda é uma questão pendente. No Chile, a participação das mulheres no setor de data centers, entre outras áreas de tecnologia de alto crescimento no Chile, reflete uma tendência global semelhante: representação limitada em um campo historicamente dominado por homens. No entanto, essa realidade não deve ser um obstáculo, mas uma oportunidade para refletir sobre os desafios e propor soluções eficazes que permitam a criação de um ambiente mais inclusivo.

Um dos fatores que mais influencia a baixa participação das mulheres nas áreas tecnológicas é a falta de incentivos desde cedo. Tradicionalmente, as meninas não são incentivadas a explorar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Desde pequenas, os estereótipos de gênero limitam a percepção do que se espera que as mulheres façam, e isso se traduz em pouca exposição a carreiras em tecnologia. Se as meninas não têm acesso a modelos nesses campos, isso dificulta o desenvolvimento de seu interesse em explorar e estudar essas áreas.

Em muitas ocasiões, lares e escolas não incentivam o despertar da curiosidade tecnológica nas mulheres jovens, o que gera uma lacuna que perdura até a idade adulta. As mulheres, apesar de terem as mesmas capacidades que os homens, não estão tão inclinadas a entrar no mundo dos Data Centers, devido à perceção de que não se enquadram num setor que ainda é maioritariamente masculino.

Globalmente, a escassez de mulheres em cargos de liderança no setor de tecnologia é um obstáculo significativo. Se as mulheres não veem outras mulheres em cargos seniores, como líderes de projeto, gerentes de infraestrutura ou especialistas em segurança cibernética, a falta de representação pode levar a uma sensação de desânimo e desinteresse.

Ver outras mulheres ocupando esses papéis gera um sentimento de pertencimento e a possibilidade de visualizar uma trajetória profissional nesse campo. No entanto, a presença de mulheres em cargos técnicos altamente especializados, como segurança da informação ou diagnóstico de infraestrutura, ainda é muito limitada.

Embora as mulheres tenham progredido na indústria de tecnologia, nossa presença em áreas técnicas especializadas ainda é pequena. A demanda por talentos nessas áreas continua aumentando, o que representa uma grande oportunidade para reduzir a lacuna de gênero. Iniciativas focadas na formação de mulheres em habilidades avançadas, juntamente com programas de mentoria liderados por profissionais do setor, podem ser fundamentais para fortalecer sua confiança e facilitar seu acesso as funções estratégicas.

Nesse sentido, empresas líderes na indústria de Data Centers, por exemplo, têm um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero. Promover a promoção de mulheres a cargos de liderança e criar ambientes inclusivos não é apenas uma questão de justiça, mas também de competitividade. A diversificação de gênero nas equipes traz criatividade, melhora a tomada de decisões e impulsiona a inovação, ambos fatores determinantes em um setor em constante evolução.

Para fechar a lacuna de sub-representação, é essencial promover uma cultura de apoio, inspiração e empoderamento, onde empresas, instituições educacionais e políticas públicas trabalhem juntas para quebrar estereótipos e criar oportunidades equitativas. A tecnologia e o mundo da inovação devem ser um campo aberto para um futuro mais inclusivo, no qual as mulheres possam desenvolver todo o seu potencial e liderar a transformação digital.

Autora: Cintia Fernández
Diretora de Recursos Humanos na Cirion Technologies
Sobre a Cirion:
A Cirion é uma provedora líder pan-regional de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de serviços de colocation, infraestrutura em nuvem e fibras terrestres e submarinas. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e instalações de data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Saiba mais sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KESLY LORRANE FERREIRA CORDEIRO
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorMentoria gratuita on-line prepara artistas do interior do Paraná para carreiras artísticas
Próximo Post Coleção Pantaneira da Sherwin-Williams ambienta a exposição "Um Lugar – Cadeiras Brasileiras Contemporâneas"
Noticiassitesblogs

Você também vai amar!

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

Talk Communications lança Maestri(IA), plataforma de IA multicanal voltada para ISPs

Gamers Club renova parceria com a Logitech G para fomentar a profissionalização das competições de esports brasileiras

Team Liquid estreia line-up de R6 em campeonato mundial realizado no Rio de Janeiro

Comments are closed.

EM DESTAQUE

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

8 de maio de 2025

‘ONDM – O Negócio da Moda’ chega a Goiânia com grandes nomes da Indústria Têxtil e oportunidades únicas de negócios para confeccionistas

8 de maio de 2025

Via Parque Shopping celebra o Dia das Mães com experiências artísticas e afetivas na Barra da Tijuca

8 de maio de 2025

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

8 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

Simmons apresenta colchão de alta tecnologia que promete transformar a qualidade do sono

15 de abril de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

Bitshopp inicia expansão internacional e transaciona US$ 1 milhão em sua plataforma de tokenização no primeiro dia de operação nos Estados Unidos

10 de abril de 2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.