*Por Charles Schweitzer
Com o advento da internet, o mercado de trabalho passou por diversas transformações ao longo dos últimos 30 anos. Houve um aumento da conscientização das pessoas sobre a importância do bem-estar nas empresas. Antes mesmo de aceitar uma oportunidade, os candidatos a uma vaga de emprego pesquisam pelo pacote de benefícios e como conciliar a jornada de trabalho com a vida pessoal.
Após o cenário da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 a 2022, a pauta de bem-estar ganhou ainda mais força nas organizações, que estão tendo que definir novas expectativas e demandas. Dentro desse contexto, o mercado de benefícios ganha protagonismo como uma peça fundamental no quebra-cabeça do futuro do trabalho.
Hoje, os benefícios flexíveis ocupam o espaço do que antes era um pacote tradicional, padronizado com poucas opções para além do previsto na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). As soluções são mais adaptáveis às necessidades individuais dos colaboradores e empresas.
Existem benefícios que vão desde vale compras para produtos de higiene íntima, alimentação para pets, produtos de academia, abastecimento de veículos, dentre tantas outras possibilidades. Por meio de plataformas digitais, os colaboradores podem gerenciar os benefícios de forma simples e intuitiva, acessando informações e serviços a qualquer hora e lugar.
Um dos avanços do setor é a preocupação com a diversidade e inclusão, com benefícios que passam por políticas de licença parental, até mesmo iniciativas que promovam a equidade de gênero e o combate à pobreza menstrual, o que também é reflexo da mudança de mentalidade das empresas que estão compromissadas com a responsabilidade social.
Porém, apesar de todos os avanços, as HRTechs podem enfrentar desafios em um médio e longo prazos, principalmente em termos de sustentabilidade financeira e em cenários econômicos instáveis. Por isso, essas startups devem buscar pelo equilíbrio entre benefícios competitivos e viabilidade econômica das soluções, o que requer otimização de processos e parcerias estratégicas.
Outro ponto relevante é acompanhar as rápidas mudanças nas expectativas dos colaboradores e do mercado. O que hoje é importante, amanhã pode não ser mais. As empresas e HRTechs precisam estar atentas às tendências e antecipar essas demandas.
A meu ver, o futuro do mercado de benefícios não será definido apenas pelos avanços tecnológicos e suas novas tendências, mas sim pela capacidade das organizações em inserir os colaboradores para o centro de suas estratégias, proporcionando um ambiente de trabalho saudável, onde todos possam prosperar e ganhar em qualidade de vida. E você? O que tem investido em sua empresa?
*Charles Schweitzer, é CEO da Tanto, uma plataforma de reembolso imediato que oferece soluções sob medida para empresas e colaboradores, que vão desde reembolsos de produtos de higiene menstrual, suplementos, ração e produtos de higiene para animais de estimação, presentes para datas especiais e ainda contam o produto Exclusivo, onde a empresa pode customizar a solução conforme as suas necessidades.
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Gabriela Calencautcy
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