Os brasileiros que estavam acostumados a se dirigir a uma agência bancária para realizar a Prova de Vida e assim continuar a receber seus benefícios previdenciários, passaram a utilizar um sistema digital para comprovar que realmente estão vivos e obter seus valores mensais, como forma de evitar fraudes. Desenvolvida pela Gateware, o aplicativo LivID realiza a Prova de Vida e o Recadastramento Digital com segurança e agilidade para as entidades previdenciárias. Entre as empresas atendidas pela solução, estão a Iperon, IlhaBela Prev e Cifrão.
O aplicativo utilizado por fundos de pensão e fundações de previdência privada, torna mais cômoda essa Prova de Vida para os idosos, pessoas com dificuldades de mobilidade e acamados. Além disso, o LivID também faz Consulta de Óbito por meio de cruzamento de dados em instituições financeiras e a Arpen (Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais), que tem acesso aos dados dos cartórios de todo o país.
“O LivID faz o cruzamento dos dados disponíveis em interface de programação de aplicações (API’s) de órgãos públicos, tudo dentro dos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, a Inteligência Artificial (IA) junta esses dados de diferentes fontes e apresenta um resultado 100% confiável. O aplicativo tem basicamente a finalidade de validar se o aposentado ou pensionista de uma fundação tem óbito registrado”, explica a Coordenadora de Projetos do GW Solution da Gateware, equipe que desenvolveu o app chamado LivID, Lucineile Glonek.
O LivID é utilizado há anos dentro das Instituições Previdenciárias e, com isso, Lucineile ressalta que já recebeu diversos retornos positivos das empresas, sendo o principal deles foi sobre a facilidade de utilizar a aplicação na Prova de Vida. “As pessoas que utilizam o app, principalmente os idosos, estão comemorando o fato de conseguirem realizar a Prova de Vida sozinhos, se sentindo úteis e importantes. Isso se deve também, pela interface desenvolvida para ser de fácil compreensão de todos”. Nos últimos meses, o programa passou por uma série de atualizações, que tornaram a aplicação mais intuitiva.
A possibilidade de existir fraudes utilizando o LivID é nula, isso porque, segundo Lucineile, o aplicativo de Prova de Vida Digital foi desenvolvido para fazer uma leitura aprofundada das fotos “o app sabe reconhecer as posições em que uma pessoa tira uma foto e como se comporta no ambiente para fazer o liveness, o que valida que ela está viva, se movimentando”, além disso, também cruza com dados de órgãos competentes seguros, verificando se há movimentações no nome dessa pessoa e registro de óbito em cartórios.
Uma nova atualização no sistema do aplicativo trouxe mais agilidade a esse cruzamento de dados, uma vantagem para as empresas que precisavam realizar inúmeras Provas de Vida em único dia e para os beneficiários, que conseguem em menos tempo a liberação do benefício. “Aumentamos o nível de cruzamento de dados, para também ter certeza desses óbitos. Conseguimos cruzar as informações em vários locais e trazer em tempo real para a fundação previdenciária, o que é um diferencial. Geralmente são de dois a cinco dias por outras plataformas. Com o LivID, a fundação consegue saber no mesmo dia o resultado”, afirma a Coordenadora de Projetos da Gateware.
Caso a busca do LivID identifique algum registro de óbito, a ferramenta comunica a fundação, que entra em contato com o participante para verificação e tomar as providências cabíveis.
Sobre a Gateware – A Gateware é uma empresa focada em tecnologia, inovação, participante do Pacto Global da ONU no Brasil, parceira SAMSUNG SDS e SAP Partner Open Ecosystem. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 170 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
milena.v.pereira.santos@gmail.com