São Paulo, 26 de novembro de 2024 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no país, une-se ao Onçafari, ONG dedicada à conservação da biodiversidade em quatro biomas nacionais, para apoiar o Recupera Pantanal – uma iniciativa voltada à recuperação do Pantanal com foco em captar recursos para um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do Brasil, após os incêndios que ocorreram de janeiro e setembro deste ano terem devastado aproximadamente 2,6 milhões de hectares do local neste ano, o equivalente a mais de três milhões de campos de futebol.
A campanha Recupera Pantanal visa a arrecadar recursos para diversas iniciativas, como reconstruir recintos de reintrodução de animais, aplicar cuidados veterinários em animais resgatados, na aquisição de novos equipamentos, dentre outros. A companhia vai apoiar a construção de um açude nas reservas do Onçafari, que auxiliará no combate a futuros incêndios, além de apoiar a divulgação da campanha junto a colaboradores e parceiros. Para contribuir, os interessados podem realizar uma doação diretamente ao Onçafari, por meio do site da instituição.
“Apoios como o da ISA ENERGIA BRASIL são fundamentais para ampliar a arrecadação e o engajamento da campanha em benefício dessa causa tão urgente. O Pantanal e toda sua biodiversidade sofreram muito com os incêndios destes últimos meses e cada doação representa um passo importante nessa jornada de conservação e recuperação de um ecossistema tão valioso”, afirma Lelia Doumit, gerente de Marketing do Onçafari.
“O impacto dos incêndios no Pantanal fragiliza ainda mais as espécies ameaçadas de extinção, como a arara azul e a onça-pintada. O trabalho que está sendo realizado pelo Onçafari, parceiro de longa data do nosso Programa Conexão Jaguar, é fundamental para assegurar a preservação e evitar consequências mais graves para o bioma em longo prazo”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL.
Programa Conexão Jaguar
Desde 2017, a ISA desenvolve o Programa Conexão Jaguar na América Latina que tem como objetivos promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento das comunidades locais e a mitigação das mudanças climáticas, por meio de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, a recuperação e a conexão do habitat e dos corredores da onça-pintada.
Atualmente, o programa fornece apoio técnico e econômico para desenvolvimento de projetos de carbono na Colômbia, no Brasil e no Peru, que alcançam, juntas, uma redução potencial de mais de 7 milhões de toneladas de CO2 em mais de 868 mil hectares de florestas e com 188 espécies de fauna registradas por meio de armadilhas fotográficas – algumas em algum grau de ameaça, como a onça-pintada e a arara. “Desejamos aumentar o impacto do Programa e estamos em busca de proprietários de terras que desejam gerar recursos para manter a floresta em pé”, comenta Ana Carolina David.
No Brasil, particularmente, o programa contribuiu com o financiamento e o apoio técnico do primeiro projeto REDD+ certificado no Pantanal, com gestão realizada pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP). A iniciativa protege mais de 135 mil hectares de florestas na região da Serra do Amolar (MS) e tem potencial de redução de mais de 430 mil toneladas de CO2e até 2030. E, mais recentemente, ofereceu apoio ao REDD+ Rio Muru, que contribuirá com a preservação de cerca de 40 mil hectares de florestas às margens do Rio Muru, nos municípios de Feijó e Tarauacá (AC), situados no Bioma Amazônico.
Serviço:
Campanha Recupera Pantanal
Doações Onçafari: https://oncafari.colabore.org/oncafarieisaenergia/single_step
Webinar em parceria com o Onçafari:
Tema – Onça Pintada e Pantanal: conservação e desafios em um ecossistema em risco
Dia 29 de novembro, às 11h.
Link de acesso
Sobre a ISA ENERGIA BRASIL
A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil.
Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
Sobre o Onçafari
O Onçafari é uma organização não governamental comprometida com a conservação da biodiversidade brasileira por meio da proteção de áreas naturais e do desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Atuando nos biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, a ONG desenvolve atividades em oito frentes: Ecoturismo, Ciência, Educação, Reintrodução, Social, Florestas, Anti-incêndio e Advocacy. Em 2024, o Onçafari foi eleito uma das 100 melhores ONG´s do Brasil. Saiba mais em www.oncafari.org e www.amigodaonca.org.
Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
isaenergiabrasil@rpmacomunicacao.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAELLA IAZZETTA NOCKER
rafaella.nocker@rpmacomunicacao.com.br