O Brasil continua a avançar na inclusão de mulheres em posições de liderança, superando a média do G20, que é de 30,58%, e alcançando uma participação feminina de 38,8 nesses cargos. Segundo a ONU, o país ocupa o terceiro lugar no ranking global, reafirmando sua relevância estratégica e superando diversas nações.
Para além das estatísticas, iniciativas ajudam a transformar essa realidade, principalmente em setores conhecidos por serem predominantemente masculinos. Na Trane Brasil, empresa que cria soluções de sistemas, controles, serviços, parte e peças para ar-condicionado, aquecimento e ventilação, há o programa Para Elas, que já se encontra em seu terceiro ciclo. Criado em 2022, busca atrair, desenvolver e preparar mulheres engenheiras no setor de climatização (HVAC-R) para assumir posições de liderança. Após a realização do primeiro ciclo do programa, foi criado o Comitê de Diversidade & Inclusão, visando ampliar debates e práticas de fomento à equidade.
“Já vemos resultados tangíveis em diversas áreas da empresa, não somente no recrutamento e no desenvolvimento de talentos, mas também em termos de maior engajamento interno e colaboração entre equipes. A diversidade e a inclusão estão se tornando parte integrante da cultura organizacional e impactam diretamente em nossas decisões estratégica. Nosso foco está em alcançar a paridade de gênero em cargos de liderança até 2030, contribuindo para mudanças estruturais que beneficiem todos os aspectos da organização”, explica Heloísa Nanzer, atual líder do Comitê de Diversidade e Inclusão Brasil para Trane Technologies.
A empresa também amplia sua presença em ações externas, como o apoio ao Workshop da Society of Woman Engineers (SWE) realizado em Joinville/SC nos dias 15 e 16 de agosto, sendo parte, globalmente, do SWE Corporate Partnership Council, CPC. Além disso, a Trane é patrocinadora de todos os eventos do Comitê de Mulheres da ABRAVA e tem sua Gerente de Marketing para a América Latina, Juliana Reinhardt, como Presidente. O objetivo deste Comitê é contribuir para a construção de uma cultura inclusiva, respeitosa e direcionada para fornecer oportunidades para todas as mulheres no setor AVAC-R.
Como a diversidade cultural e inclusiva faz parte da cultura organizacional da Trane Technologies, foram criados os ERGs, Employees Resource Groups, que são grupos constituídos pelos próprios colaboradores para debater pontos importantes em torno de questões das diversidades de gênero, étnica, orientação sexual, entre outras. Um destes grupos é o WEN, Women´s Employee Network, uma rede de mulheres criada para apoiar o crescimento e desenvolvimento de carreira em busca da equidade de gênero, tendo seu capítulo na América Latina desde 2016
Tudo isso, aliado às iniciativas da Trane com escolas e universidades reforçam a importância da criação de espaços seguros e inclusivos para troca de conhecimento entre colaboradores, alunos e sociedade.
“A inclusão social e a diversidade estão se tornando cada vez mais centrais nas práticas empresariais modernas. Por isso, promovemos essas iniciativas para demonstrar que o progresso é possível, apesar dos muitos desafios que ainda precisam ser superados para assegurar uma mudança total”, conclui Heloísa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
sarah.abrao@cdicom.com.br