Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»DIVERSOS»Incertezas jurídicas sobre Bilhete Único Intermunicipal do RJ podem gerar sanções às empresas

Incertezas jurídicas sobre Bilhete Único Intermunicipal do RJ podem gerar sanções às empresas

Escrito por 24 de outubro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Bilhete Único Intermunicipal (BUI) é um importante benefício tarifário concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, voltado para trabalhadores com renda de até R$ 3.205,20 mensais. Recentemente, o benefício passou por revisões regulatórias e continua sendo alvo de decisões judiciais, criando um cenário incerto para as empresas que gerenciam o BUI para seus colaboradores. Essa situação pode trazer graves consequências financeiras e legais para as companhias, que devem se atentar às novas regras para evitar penalidades. Anderson Belem, CEO da OtimizaPro, startup especializada em soluções para gestão de vale-transporte e outros benefícios trabalhistas, reforça que a conformidade é fundamental para minimizar riscos e preservar o acesso ao benefício.

“A não conformidade com as normas de declaração de renda pode resultar em sanções severas para as empresas, como multas administrativas em caso de imprecisão ou omissão de informações; ações civis por danos ao erário público; e sanções penais nos casos de falsidade ideológica ou estelionato, além de fiscalizações e auditorias”, alerta Belem.

Ele aponta que, com o contexto atual, é vital que as empresas estejam totalmente cientes das regras de habilitação do BUI e da composição da renda dos colaboradores beneficiados. Isso inclui considerar não apenas o salário base, mas também horas extras, comissões, bonificações, adicionais, pagamentos por feriados, 13º salário, participação nos lucros e outros benefícios, como vale-transporte e vale-alimentação. A falta de transparência ou atualização dessas informações pode levar à perda do subsídio tarifário – um impacto financeiro significativo que onerará o custo do transporte para os colaboradores e para a própria empresa.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) reafirmou a necessidade de um controle rigoroso das informações fornecidas pelos beneficiários do BUI. Conforme decisão judicial, “a responsabilidade pela correta prestação de informações acerca da renda mensal bruta individual dos beneficiários, englobando rendimentos fixos e variáveis, é de exclusiva competência das empresas que realizam a habilitação do benefício”.

Ainda segundo o TJRJ, “a omissão ou inexatidão dos dados poderá implicar em sanções de ordem administrativa, cível e penal, nos termos da legislação vigente’. Em trecho do acórdão da Representação de Inconstitucionalidade nº 0074300-30.2020.8.19.0000, foi destacado: ‘A presente Representação deve ser acolhida em parte para declarar inconstitucional o art. 1º da Lei Estadual 8.297/2019, ficando prejudicada, no entanto, em relação ao artigo 2º do mesmo diploma, que foi tacitamente revogado pela Lei Estadual 8.479/2019.’ Além disso, ‘a concessão de gratuidade em serviço público prestado de forma indireta, sem a correspondente indicação da fonte de custeio, viola frontalmente o §2º do art. 112 da Constituição Estadual’. 

Em julho deste ano, foram identificadas diversas fraudes no uso do cartão, como a comercialização ilegal de créditos e o empréstimo de cartões, levando ao bloqueio de cerca de 30 mil benefícios. Este tipo de ocorrência apenas reforça a necessidade de que empresas adotem sistemas de controle precisos e sigam rigidamente as determinações legais.

“Recomendamos fortemente que todas as empresas que oferecem o benefício do Vale Transporte mantenham uma operação robusta, com foco na transparência e na atualização contínua das informações salariais de seus funcionários, incluindo rendimentos variáveis e benefícios, conforme determina a legislação vigente. A conformidade com essas exigências é crucial para evitar sanções legais e garantir o correto aproveitamento do benefício tarifário. Dado o aumento da complexidade na gestão desses dados, é fundamental contar com consultoria especializada e ferramentas tecnológicas que ofereçam suporte eficiente na administração do Vale Transporte, garantindo precisão e segurança nos processos, além de promover a otimização de recursos financeiros”, reforça Anderson Belem.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAIQUE TEIXEIRA ROCHA
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorArboreSer planta 50 mudas no bairro Alto da Boa Vista, em Ribeirão Preto
Próximo Post Shopping Mueller presenteia Hospital Pequeno Príncipe

Você também vai amar!

Desentupidora: Atendimento 24h para Desentupimento de Esgoto Urgente com Rapidez e Eficiência

Climatização e Bombeamento: Conforto e Segurança em Estruturas Residenciais

Por dentro do Jogo do Bicho: como os bancários operam?

Como aumentar a vida útil da sua bateria de lítio?

Os desafios e avanços na regulamentação do canabidiol ao redor do mundo

Benefícios do Testofen para a Saúde Masculina

Vale a pena usar geofones para encontrar vazamentos? Veja os benefícios

Onde encontrar um caça vazamentos confiável e evitar dor de cabeça

Tudo Sobre o WhatsApp GB: Vantagens, Desvantagens e Alternativas Seguras

Comments are closed.

EM DESTAQUE

Presente de Dia das Mães por menos de R$ 100? Rugól aposta em kit clássico de skincare

10 de maio de 2025

Cabeleireiro das Estrelas, Elder Farias, desembarca no Brasil para série de compromissos no Rio e em São Paulo

10 de maio de 2025

Moda com Propósito: Mônica Lopes brilha no desfile "Moda Contra a Fome" em Santos

9 de maio de 2025

Dia das Mães: ideias de presentes de beleza e bem-estar para surpreender

9 de maio de 2025

Lady Gaga e o poder dos óculos como assinatura de estilo

9 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

Simmons apresenta colchão de alta tecnologia que promete transformar a qualidade do sono

15 de abril de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.