Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»DIVERSOS»Henkel define novas metas para redução da emissão de gases de efeito estufa

Henkel define novas metas para redução da emissão de gases de efeito estufa

Escrito por 19 de novembro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Alinhada às suas ambições de sustentabilidade dentro da agenda de crescimento com propósito, a Henkel estabeleceu um plano para alcançar a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa, a fim de ampliar significativamente suas metas ao longo de toda a cadeia de valor. Para alcançar esse objetivo, a empresa definiu os seguintes objetivos:

Reduzir em 42% as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030 (ano-base 2021).
Reduzir em 30% as emissões absolutas de GEE no escopo 3 até 2030 (ano-base 2021).
Reduzir em 90% as emissões absolutas de GEE nos escopos 1, 2 e 3 até 2045 (ano-base 2021).

Esses novos propósitos foram verificados pela Science Based Targets initiative (SBTi), uma organização que apoia empresas a estabelecerem compromissos de neutralização de emissões de GEE alinhadas ao Acordo de Paris.

“Todos devemos assumir a responsabilidade e ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris – e já estamos muito próximos desse limite”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Portanto, estendemos nosso compromisso climático para alcançar a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa até 2045, com ações concretas em toda a nossa cadeia de valor”.

Novas metas de redução cobrem emissões ao longo da cadeia de valor

Além das emissões dos processos de produção, os objetivos a serem alcançados para as emissões dos escopos 1 e 2 agora englobam todas as operações, incluindo edifícios administrativos, armazenamento, pesquisa e desenvolvimento, e a frota de veículos. 

Para o escopo 3, cobrem as emissões indiretas da Henkel, tanto na cadeia de suprimentos quanto na de distribuição. Há também uma inclusão de impactos provenientes de matérias-primas, embalagens, logística e o tratamento de produtos ao final de sua vida útil, entre outros. 

Essas diretrizes, baseadas em dados científicos, também contemplam a diminuição de todos os sete gases de efeito estufa, conforme definidos pelo Protocolo de Kyoto da ONU, alinhando-se às práticas globais de sustentabilidade.

O conceito “net-zero”, ou “zero emissão de gases de efeito estufa”, significa equilibrar todas as emissões de gases de efeito estufa produzidas pelo homem, removendo-as da atmosfera. De acordo com o “Corporate Net-Zero Standard”, da SBTi, ele é classificado como um estado de pelo menos 90% de redução absoluta de emissões em toda a cadeia de valor (escopos 1,2,3) por meio de medidas diretas de redução antes de empregar métodos para neutralizar as emissões residuais, por exemplo, por meio de formas inovadoras de captura de carbono.

Redução máxima de emissões

As medidas diretas para redução de emissões nas unidades da Henkel vão se concentrar principalmente no aumento da eficiência energética e na ampliação do uso de energias renováveis para suprir a demanda restante. A parcela de eletricidade adquirida pela empresa global a partir de fontes renováveis já atinge 89% em todo o mundo. Recentemente, atingiu um marco importante ao converter todos os processos de produção da unidade de negócios de marcas de consumo na Europa para compensação de carbono.

Para aprimorar a avaliação das emissões de CO2 na cadeia de suprimentos, a Henkel lançou o programa “Climate Connect”, que envolve seus fornecedores globais. O programa visa promover a descarbonização na cadeia de valor de ambas as unidades de negócios por meio da coleta de dados de emissões, ações conjuntas para redução e capacitação contínua dos fornecedores.

A empresa alemã também está empenhada em aumentar a proporção de ingredientes de baixa emissão, renováveis ou reciclados em seus produtos de consumo e tecnologias adesivas. 

Com sua estratégia de embalagens sustentáveis, contribui para a redução de emissões ao minimizar a quantidade de material de embalagem e maximizar o uso de alternativas de baixa emissão, recicláveis e renováveis. O novo conceito de embalagem para cartuchos de adesivos de consumo, por exemplo, reduz significativamente o uso de plásticos virgens, com até 95% de plástico reciclado de pós-consumo (PCR). A iniciativa já está sendo implementada em toda a Europa.

Como grande parte das emissões do escopo 3 ocorre na fase de aplicação do produto, a empresa que ocupa posições de lideranças em negócios industriais e de consumo em todo o mundo, quer incentivar os consumidores a adotarem comportamentos mais responsáveis por meio de comunicação direcionada. 

Embora essas emissões não possam ser impactadas diretamente e, portanto, estejam excluídas dos propósitos de neutralização, a Henkel continuará a focar fortemente na educação do consumidor, com a iniciativa “Começa com a gente”, por meio de suas marcas de consumo. A campanha oferece recomendações para o uso mais eficiente dos recursos no cotidiano dos consumidores.

Mais informações sobre a agenda de compromisso de proteção climática da empresa estão disponíveis no “Plano de Transição Climática” da Henkel.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rafael Bullara
bullanarede@gmail.com

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorCom 1,3 milhão de toneladas de plástico lançadas no oceano anualmente, surge solução verde em biotecnologia
Próximo Post Campinas dá boas-vindas ao Biochar: inovação sustentável chega para transformar o paisagismo

Você também vai amar!

Desentupidora: Atendimento 24h para Desentupimento de Esgoto Urgente com Rapidez e Eficiência

Climatização e Bombeamento: Conforto e Segurança em Estruturas Residenciais

Por dentro do Jogo do Bicho: como os bancários operam?

Como aumentar a vida útil da sua bateria de lítio?

Os desafios e avanços na regulamentação do canabidiol ao redor do mundo

Benefícios do Testofen para a Saúde Masculina

Vale a pena usar geofones para encontrar vazamentos? Veja os benefícios

Onde encontrar um caça vazamentos confiável e evitar dor de cabeça

Tudo Sobre o WhatsApp GB: Vantagens, Desvantagens e Alternativas Seguras

Comments are closed.

EM DESTAQUE

Atuação da IA no mercado de trabalho é tema de evento online idealizado pelo Grupo Softplan

13 de abril de 2025

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

8 de maio de 2025

Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações

8 de maio de 2025

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025

Transformações incríveis: como cortes de cabelo podem refletir mudanças pessoais

7 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

Simmons apresenta colchão de alta tecnologia que promete transformar a qualidade do sono

15 de abril de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

Bitshopp inicia expansão internacional e transaciona US$ 1 milhão em sua plataforma de tokenização no primeiro dia de operação nos Estados Unidos

10 de abril de 2025
CONTATO

contato@surfandonanet.com.br

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.