Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»TECH»GRC fortalece negócios contra ameaças cibernéticas e promove continuidade

GRC fortalece negócios contra ameaças cibernéticas e promove continuidade

Escrito por Noticiassitesblogs11 de março de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Em um mundo cada vez mais interconectado, a segurança da informação tornou-se uma prioridade para as empresas que buscam proteger seus dados e garantir sua continuidade operacional. A frequente descoberta de falhas de segurança e vulnerabilidades em softwares e hardwares pode resultar em prejuízos financeiros e de reputação devastadores. 

Estudos indicam que, para cada 1.000 linhas de código, podem ser introduzidos de 1 a 25 bugs, variando conforme a complexidade do sistema e o nível de maturidade das práticas de desenvolvimento. Qualquer falha explorável que possa comprometer a segurança de um sistema é motivo de preocupação, incluindo vulnerabilidades ‘zero-day’, que são falhas desconhecidas até serem identificadas ou exploradas por agentes mal-intencionados. 

“No atual cenário de ameaças cibernéticas cada vez mais complexas, a abordagem GRC (Governança, Risco e Compliance) se tornou um pilar fundamental para proteger a segurança e a continuidade das operações empresariais”, explica Marcelo Mantovani, Gerente de GRC da ISH Tecnologia. “Ao integrar práticas de governança corporativa, gestão de riscos e conformidade regulatória, o GRC permite às empresas tomarem decisões informadas, antecipar riscos e garantir a conformidade de maneira estratégica e eficaz, fortalecendo a resiliência organizacional”. 

Na sigla, Governança se refere à estrutura de políticas e procedimentos que alinham a empresa com os regulamentos e melhores práticas. Riscos envolve a identificação, avaliação e mitigação de riscos potenciais que possam afetar a empresa. Compliance, por sua vez, assegura que a organização cumpre todas as leis, regulamentos e normas aplicáveis ao seu setor. 

Essa abordagem não se limita à teoria: no campo prático, tem proporcionado resultados expressivos no gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades no parque tecnológico dos clientes. Até o momento, o time de GRC da ISH registra mais de 376 mil ativos protegidos com monitoramento contínuo, em clientes de setores estratégicos como finanças, energia, educação e setor público. Esses resultados não apenas destacam a eficácia do GRC, como também demonstram que sua aplicação vai além do cumprimento de exigências regulatórias. 

‘Mais do que evitar multas regulatórias, trata-se de uma abordagem holística que pode significar a diferença entre a contenção eficaz de danos em um ataque cibernético ou lidar com consequências catastróficas’, enfatiza Mantovani. ‘Uma governança forte, aliada a uma compreensão clara dos riscos e à adesão a conformidades legais, possibilita às empresas uma visão crítica sobre como operar com segurança e eficácia. 

O especialista explica que empresas investem em ferramentas para gerenciar vulnerabilidades geradas por terceiros e lidar com vetores de ataque externos, como aqueles oriundos de fornecedores, parceiros ou software de terceiros. No entanto, muitas ainda negligenciam as ameaças que podem ser criadas durante seu próprio ciclo de desenvolvimento. ‘Esse desalinhamento, se não for monitorado por uma equipe especializada, pode gerar lacunas críticas na segurança, aumentando a exposição dos sistemas internos a riscos evitáveis durante o ciclo de desenvolvimento.’ 

Para que os princípios de GRC (Governança, Risco e Compliance) façam parte da cultura organizacional, os executivos devem tratar a segurança da informação como um fator estratégico essencial que orienta a tomada de decisões de negócios. A adoção das três linhas de defesa – com as áreas operacionais focadas na identificação e mitigação de riscos, a função de GRC no papel de supervisão e monitoramento desses riscos e a auditoria interna na avaliação da eficácia dos controles – estabelece uma estrutura robusta e eficaz de gerenciamento de riscos. Gerenciar riscos, reconhecendo que ataques cibernéticos são inevitáveis, é fundamental para assegurar a resiliência e a continuidade das operações em um cenário de ameaças cada vez mais complexo e desafiador, conclui Mantovani. 

Ao adotar essa abordagem, as empresas não apenas protegem suas operações, mas também constroem capital de segurança para sua marca, reforçando a confiança de clientes, parceiros e investidores em sua capacidade de lidar com ameaças cibernéticas e garantir a integridade de seus dados e operações. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriel Chilio Jordão
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post Anterior4 estratégias para turbinar o faturamento nos marketplaces
Próximo Post VC Decora apresenta o projeto Refúgio Orgânico na Expo Revestir 2025
Noticiassitesblogs

Você também vai amar!

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

Talk Communications lança Maestri(IA), plataforma de IA multicanal voltada para ISPs

Gamers Club renova parceria com a Logitech G para fomentar a profissionalização das competições de esports brasileiras

Team Liquid estreia line-up de R6 em campeonato mundial realizado no Rio de Janeiro

Comments are closed.

EM DESTAQUE

Eudora expande presença no Nordeste e inaugura primeira loja em Fortaleza (CE) com conceito premium e experiências personalizadas para os consumidores

8 de maio de 2025

Mães e filhos tricotam na Novelaria para aprofundar o vínculo afetivo e criar memórias

8 de maio de 2025

‘ONDM – O Negócio da Moda’ chega a Goiânia com grandes nomes da Indústria Têxtil e oportunidades únicas de negócios para confeccionistas

8 de maio de 2025

Palácio do Sono: conheça a nova loja conceito da Simmons no Park Sul

8 de maio de 2025

Breton apresenta sugestões de presente sofisticadas para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

Simmons apresenta colchão de alta tecnologia que promete transformar a qualidade do sono

15 de abril de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

Bitshopp inicia expansão internacional e transaciona US$ 1 milhão em sua plataforma de tokenização no primeiro dia de operação nos Estados Unidos

10 de abril de 2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.