No ano em que o Projeto Restinga comemora 15 anos resgatando vegetação original costeira no Rio de Janeiro, o Airbnb anuncia nova doação do Fundo Comunitário do Airbnb 2024 ao Instituto E, responsável pela iniciativa. Para dar continuidade e expandir o trabalho de valorização e proteção da fauna e flora originais incentivados com doação do Fundo de 2023, serão destinados 900 mil reais ao instituto, reforçando o investimento do Airbnb nas comunidades onde a plataforma atua, por meio do apoio a causas importantes.
Em 2024, com o incentivo do Fundo Comunitário do Airbnb, quatro canteiros de restinga foram adotados pela plataforma por todo o calçadão da icônica Praia de Ipanema. Neste mesmo ano, 100 mudas foram plantadas, envolvendo diretamente 60 anfitriões no Airbnb que participaram de ações de replantio. Ao longo desses 15 anos de projeto, há números expressivos se pensarmos em 6 mil m2 de área remanejada para as dunas, 28 canteiros de restinga adotados, mais de 38 mil mudas plantadas e cerca de 2 mil crianças envolvidas nessas atividades de educação ambiental.
“A parceria entre o Airbnb e o Instituto E para o plantio de mudas na restinga de Ipanema foi uma iniciativa linda e de grande impacto ambiental. As restingas protegem a cidade contra a invasão do mar em momentos de ressaca, trazendo um benefício direto e visível. O envolvimento dos anfitriões no Airbnb no plantio tornou a ação ainda mais especial, criando um senso de responsabilidade coletiva. Hoje, sempre que passo pela praia de Ipanema, lembro com orgulho dessa marca positiva que o Airbnb deixou na cidade”, disse Virginia Martins, anfitriã no Airbnb no Rio de Janeiro.
Com a nova doação do Fundo Comunitário do Airbnb, o Projeto Restinga, que agora integra o Programa de Restauração Cidadã da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da UNESCO, será expandido para a Barra da Tijuca.
Créditos: Divulgação/Airbnb
Os benefícios ambientais da iniciativa incluem fixação do solo, redução da velocidade do vento e das ondas, absorção de água e criação de microclima, quando a vegetação mantém a umidade do solo, além de contribuir para a resiliência climática do nosso litoral, na medida em que reduz os efeitos das ressacas marítimas.
“Os anfitriões recebem hóspedes de diversas partes do mundo e é importante contribuir com as ferramentas necessárias para que possam retribuir e contribuir positivamente para as suas comunidades. O Airbnb tem o compromisso de colaborar com ações sustentáveis e de preservação ambiental que trazem benefícios significativos para as comunidades, como as promovidas pelo Instituto E, contribuindo para preservar o verde dentro das cidades”, afirma Aleksandra Ristovic, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.
“Consistência e continuidade são essenciais em projetos de recuperação ambiental, como pude perceber nestes nossos já 27 anos de práticas sustentáveis em parceria com a Osklen. O nosso projeto de recuperação da vegetação nativa das dunas de Ipanema e Leblon faz 15 anos de sucesso como um agente transformador para a sociedade civil e a cidade. Esta renovação da doação através do Fundo Comunitário do Airbnb, junto à Osklen e ao Janeiro Hotel, demonstra a importância de uma sólida parceria com o Instituto-E que enriquece a presença da natureza na singular cultura de nossa cidade”, celebra Oskar Metsavaht, Fundador e Presidente do Instituto E.
Até o momento, o Fundo Comunitário do Airbnb já destinou mais de 1,2 milhão de dólares para projetos no Brasil. Além do próprio Instituto E, as organizações não governamentais SOS Mata Atlântica, que apoia áreas protegidas e estimula o turismo sustentável no Vale do Paraíba, e a TETO Brasil, para apoio na construção e desenvolvimento de moradias de emergência, entre outras, já foram contempladas.
Como parte dos esforços para a promoção do turismo responsável e sustentável no Brasil, o Airbnb conta ainda com o projeto Rotas Airbnb, que reúne destinos para viagens autênticas que valorizam a cultura regional e a economia das comunidades. Em parceria com governos e entidades, o Airbnb já lançou rotas de norte a sul do Brasil.
O Fundo Comunitário do Airbnb faz parte do compromisso da empresa em contribuir com as localidades onde os anfitriões atuam. O fundo distribuirá US$ 100 milhões até o final de 2030 para fortalecer comunidades no mundo todo, trabalhando em estreita colaboração com as partes interessadas, incluindo os anfitriões no Airbnb.
Sobre o Instituto E
Fundado e presidido por Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz, Sustentabilidade e para a Década do Oceano, o Instituto-E é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que, há mais de 30 anos, desenvolve conceitos e práticas autorais para promover o desenvolvimento sustentável.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com 5 milhões de anfitriões que já receberam 1,5 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.
Contato para a imprensa – airbnb@ideal.pr
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA GRILLO PEIXOTO RUSSO
fernanda.grillo@ideal.pr