Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»DIVERSOS»Diversidade geracional é motor para inovação e crescimento das empresas

Diversidade geracional é motor para inovação e crescimento das empresas

Escrito por 10 de outubro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A coexistência de até cinco gerações no ambiente de trabalho revela que a diversidade geracional emerge como impulsionadora de inovação e crescimento nas empresas. A ampla gradação, que abrange desde profissionais com mais de 50 anos à jovem geração Z, tem se mostrado um campo fértil no compartilhamento de experiências para a busca de resultados comuns. Apesar dos benefícios mensurados por pesquisas atualizadas, a gestão intergeracional nas organizações é envolta em desafios.

Entre os levantamentos recentes, dois merecem destaque. Um deles, realizado pela plataforma de gestão de pessoas Feedz, demonstra que a diversidade geracional está entre as dez principais tendências de RH da atualidade.

Outra pesquisa, conduzida pela PwC, revela que empresas bem estruturadas em políticas de diversidade têm 21% mais chance de superar os concorrentes em termos de lucratividade. A pesquisa demonstra também que 85% dos profissionais ouvidos valorizam trabalhar em corporações que respeitam e integram várias gerações.

“Em termos de intergeracionalidade, o grande desafio, para as lideranças em especial, é gerenciar expectativas, desenvolver habilidades e maximizar o potencial que cada geração pode oferecer nos processos da organização”, afirma Fernanda Toledo, CEO da IntelliGente Consult, empresa de consultoria e mentoria especializada em estratégias, programas e projetos empresariais.

Para a especialista, um ponto importante a ser considerado nos desafios é o desenvolvimento de uma comunicação efetiva entre todos os stakeholders. “Quando pensamos em pessoas mais jovens, pode-se tentar um processo de comunicação mais digital”, observa. “No caso de pessoas experientes, com mais de 50 anos, é preciso considerar a importância de conversas mais interpessoais, mais próximas.”

No ambiente de trabalho, destaca Fernanda, a coexistência de jovens com pouca experiência e muita ânsia de crescimento e desenvolvimento profissional, e colaboradores mais velhos com necessidade de se atualizarem é uma realidade. Neste sentido, investimentos em aprimoramento tecnológico para toda a gradação profissional são fundamentais.

“Mas além da atualização tecnológica, outras ferramentas também podem contribuir no processo”, afirma Fernanda. “Uma boa alternativa é pensar em mentoria dos mais velhos com os mais jovens para troca de experiências e conhecimento. Os jovens, por sua vez, podem trazer um pouco mais sobre tendências e tecnologia para os mais velhos”, completa. A especialista reforça, ainda, recursos como a flexibilidade de horário para execução do trabalho como ferramenta de gestão.

 

Mulheres jovens

Outro desafio agregado ao equilíbrio geracional no ambiente de trabalho diz respeito a gênero, aponta Fernanda Toledo. Segundo o Women in the Workplace, relatório realizado pela consultoria McKinsey & Company e a comunidade global Lean In, quase 50% das profissionais com menos de 30 anos afirmam que a idade é fator de impacto negativo em suas carreiras. Apenas 35% dos homens têm a mesma percepção, de acordo com a pesquisa.

“Sempre que pensamos em etarismo no trabalho, associamos à maturidade da carreira. Mas esse preconceito em relação à idade, como mostra a pesquisa, atinge tanto mulheres mais velhas quanto mais jovens”, afirma.

Em relação às perspectivas de carreira, o relatório MacKinsey-Lean In também demonstra disparidade. Para 42% das mulheres com menos de 30 anos, a idade dificulta o avanço profissional. Entre as que têm acima de 40 anos, 21% comungam desta percepção. Entre os homens mais jovens, somente 11% sentem a idade como empecilho, enquanto os mais velhos são 23%. “Os dados mostram que este cenário precisa mudar e, mais uma vez, têm as lideranças desafiadas neste processo”, diz Fernanda.

De acordo com a especialista da IntelliGente Consult, empresas com grande diversidade de gerações são organizações “extremamente ricas”. “Se a corporação se propuser a fazer uma gestão madura da intergeracionalidade estará no caminho da sustentabilidade, da inovação e de operações mais assertivas”, ressalta Fernanda. “A empresa que tiver a promoção da diversidade geracional como objetivo, certamente será reconhecida no mercado por seu extraordinário capital humano”, completa.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIKO DA CUNHA MAGALHAES
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorFernando Cunha assume como VP e General Manager LATAM da Johnson Controls-Hitachi
Próximo Post 50 jovens da Fundação CASA Ribeirão Preto participam de ação em conjunto com alunos de gastronomia do Senac

Você também vai amar!

Desentupidora: Atendimento 24h para Desentupimento de Esgoto Urgente com Rapidez e Eficiência

Climatização e Bombeamento: Conforto e Segurança em Estruturas Residenciais

Por dentro do Jogo do Bicho: como os bancários operam?

Como aumentar a vida útil da sua bateria de lítio?

Os desafios e avanços na regulamentação do canabidiol ao redor do mundo

Benefícios do Testofen para a Saúde Masculina

Vale a pena usar geofones para encontrar vazamentos? Veja os benefícios

Onde encontrar um caça vazamentos confiável e evitar dor de cabeça

Tudo Sobre o WhatsApp GB: Vantagens, Desvantagens e Alternativas Seguras

Comments are closed.

EM DESTAQUE

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

Alumbra promove brunch de lançamento do empreendimento Baker’s Bay

16 de maio de 2025

iProov impulsiona inclusão digital na América Latina com Biometria Facial

16 de maio de 2025

Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro dos debates do Futurecom 2025

16 de maio de 2025

Da inclusão à proteção: Conectividade é sinônimo de um ambiente digital protegido?

16 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025

Conflito de Gerações: O Impacto das Novas Tecnologias e o Excesso de Conteúdo na Relação entre as Idades

21 de dezembro de 2024
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.