O Brasil será palco de um grande ato de solidariedade com a celebração do Dia de Doar, na terça-feira (03). Inspirado no movimento global Giving Tuesday, a iniciativa incentiva a comunidade, as empresas e as organizações a promoverem a cultura de doação, ajudando a construir um país mais solidário e consciente, sendo uma resposta à Black Friday e à Cyber Monday, quando seis em cada 10 brasileiros deverão ir às compras, de acordo com levantamento feito pela Wake.
A realização do movimento poucos dias após a Black Friday surge como uma oportunidade para equilibrar o foco no consumo com a prática da solidariedade. Segundo dados do relatório da Oxfam, divulgado durante o Fórum Econômico Mundial, no início deste ano, 63% da riqueza do Brasil está concentrada em 1% da população. O estudo indica ainda que os 50% mais pobres detêm apenas 2% do patrimônio do país, cenário que reforça a necessidade da difusão da cultura de doação e solidariedade, além de medidas que diminuam a desigualdade social.
Para André Naddeo, diretor-executivo do Planeta de TODOS, ONG mantida pelo Cartão de TODOS, dedicada ao acolhimento e integração sócio-laboral de refugiados afegãos no Brasil e que aderiu ao movimento, o Dia de Doar transcende os números. “A doação financeira é a ponte para fazermos a mudança acontecer, é um movimento impulsionado pela solidariedade e que torna possível transformar realidades e ajudar as comunidades que mais precisam”, afirma. Dados de edições anteriores do Dia de Doar demonstram o impacto desse movimento no Brasil, visto que a ação impulsionou a participação de mais de 39 milhões de pessoas em 2023, em 92 cidades de todas as regiões do país e com a arrecadação de mais de 4,5 milhões de reais em doações.
Este ano, o Dia de Doar incentiva também a realização de campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. No site, é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do movimento.
Como participar do Dia de Doar
Qualquer pessoa pode participar do Dia de Doar, basta escolher uma causa com a qual tenha afinidade e realizar uma contribuição. As doações podem ser feitas diretamente para organizações ou por meio de campanhas disponíveis nas plataformas digitais. Nas redes sociais, o uso da hashtag #diadedoar é incentivado para inspirar mais pessoas a fazerem parte do movimento.
Além disso, empresas e comunidades são convidadas a promover suas próprias ações, como arrecadações de alimentos e roupas, além da doação financeira. A ideia é que cada iniciativa, por menor que pareça, contribua para o fortalecimento da cultura da solidariedade no país. Neste Dia de Doar, deixe um legado de empatia, acesse diadedoar.org.br, descubra como se engajar e faça parte dessa mobilização nacional pelo bem comum.
Para os interessados em apoiar a iniciativa do Planeta de TODOS, a ONG disponibiliza mais informações em seu site: https://planetadetodos.com.br/doe/ .
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NAYARA CAMPOS DA SILVA
nayara.silva@gotcha.com.br