*Por Daniel Godoy
Quando falamos de gestão de ponto, a primeira coisa que vem à cabeça é toda aquela burocracia de registrar horas, faltas e atrasos. Só que com a digitalização, muita coisa mudou. Hoje em dia, as empresas estão mais adaptadas às novas tecnologias, e isso inclui a maneira como gerenciam o ponto dos colaboradores. Em contrapartida, toda essa modernização trouxe questões importantes, especialmente no que diz respeito à proteção de dados pessoais.
A LGPD chegou para dar uma responsabilidade extra para as empresas. A ideia é garantir que todos dados pessoais, como nome, CPF e dados biométricos, sejam tratados com muito cuidado. Ou seja, quando você gerencia o ponto utilizando reconhecimento facial, biometria ou precisa coletar algum dado sensível do colaborador, todo o processo precisa ser feito com segurança e dentro da lei, evitando dor de cabeça no futuro.
Só para termos uma ideia, segundo o estudo IT Trends Snapshot 2023 da Logicalis, apenas 36% das empresas declararam estar em total conformidade com as regulamentações. Essa realidade representa um risco significativo, não apenas em termos de penalidades, mas também em relação à reputação da empresa e à confiança dos colaboradores que trabalham nela.
Se você tem uma equipe pequena, talvez não tenha um RH estruturado para lidar com esses detalhes, e aí entra a tecnologia. Usar um sistema digital para registrar ponto, por exemplo, facilita bastante esses processos. Além disso, a automação reduz a chance de erros humanos, mantendo todos os dados seguros, conforme exige a LGPD.
Essa transformação digital facilita também a vida do colaborador, já que esses sistemas oferecem uma flexibilidade e agilidade maior, permitindo que ele registre seu ponto por meio de um aplicativo, por meio do próprio celular ou tablet.
Por fim, ao adotar as soluções digitais que garantem a conformidade com a LGPD, você não está só cumprindo uma obrigação legal, mas também modernizando os processos e mostrando para seus colaboradores que a segurança e o respeito à privacidade deles são prioridades. E sabemos que, para as pequenas empresas, isso é ainda mais importante, pois, muitas vezes, a relação com o time é mais próxima e de confiança.
*Daniel Godoy é CEO e fundador do Apponte.me, startup especializada em relógio de ponto digital, projetado para modernizar e facilitar a marcação de ponto e gestão nas empresas. Atua na área da inovação corporativa há 10 anos, na qual fundou uma das maiores startups de RH do país, especialista em Vendas B2B e Marketing Digital.
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Gabriela Calencautcy
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