O curso de capacitação em sustentabilidade, Tempero Sustentável, promovido pela Coca-Cola Brasil em parceria com a Abrasel está próximo da marca de 30 mil certificados emitidos em 18 meses. Com apenas cinco vídeos curtos, totalizando 11 minutos, o curso está acessível gratuitamente a todos profissionais do setor de alimentação fora do lar, incluindo donos de estabelecimentos, gestores e funcionários, e oferece certificado ao final.
O objetivo da iniciativa é promover a adoção de ações e processos sustentáveis, inclusivos e transparentes nos bares, lanchonetes e restaurantes, de maneira simples e prática, para que estes negócios se tornem mais sustentáveis, diversos e eficientes no dia a dia.
No curso, o conceito de ASG (Ambiental, Social e Governança), muito utilizado pelo mercado, é explicado, bem como sua importância para os negócios da alimentação fora do lar. Cada videoaula foca em um dos aspectos que compõem a sigla, sempre trazendo exemplos práticos e de fácil implementação nos bares e restaurantes.
O que os clientes desejam?
A agenda ASG propõe mudanças e práticas que podem trazer muitos benefícios tanto ambientais, sociais, de gestão quanto financeiros. Trata-se de um conjunto de critérios que orientam empresas a adotar práticas sustentáveis, éticas e responsáveis, promovendo impactos positivos e maior competitividade.
Cada vez mais os consumidores têm dado preferência aos estabelecimentos que cuidam do meio ambiente. Segundo uma pesquisa da Abrasel com o Sebrae, 74% dos clientes consideram “muito importante” que o bar ou restaurante tenha práticas que minimizem ou reduzam o impacto do negócio no meio ambiente. Por isso, parte do curso é dedicada a tratar do tema.
A agenda social também tem se mostrado importante para os empreendimentos do setor. Segundo a mesma pesquisa, 76% dos clientes consideram “muito importante” que bares e restaurantes adotem ações voltadas para a inclusão social, tanto de seus empregados quanto das comunidades ao redor.
De acordo com a líder de ASG da Abrasel, Luiza Campos, a formação gratuita pode ser um grande diferencial competitivo para os bares, restaurantes e lanchonetes permitindo a adoção dessas práticas de maneira rápida e eficiente.
“O curso foi totalmente pensado considerando o cotidiano destes estabelecimentos. Os exemplos e estudos de caso são baseados nos desafios e nas oportunidades vividas pelos gestores e funcionários, seja na cozinha, no estoque, no salão, na gestão em geral. São apenas 11 minutos para começar a transformar o negócio positivamente”, afirma.
Para ter acesso ao curso, clique aqui.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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