No último final de semana, o espaço do Centro Cultural Única, na região da Pequena África, foi palco de uma ação transformadora que uniu crianças e tecnologia em uma experiência única. O evento, promovido pelo projeto Cultura Maker, reuniu cerca de 50 crianças participantes do Dojo Pequena África, oferecendo oficinas de robótica, ciência e tecnologia, o que, para muitas delas, foi o início de uma grande aventura neste universo, já que, para grande parte delas, foi a primeira vez que tiveram contato com ferramentas como óculos 3D e outros dispositivos tecnológicos.
O momento foi conduzido por José Carlos Vieira Jr., CEO da Drum Brasil e idealizador do projeto, que tem como base incentivar a participação, especialmente de meninas, dentro da Ciência e Tecnologia. Durante o evento, o empreendedor social destacou o impacto dessas ações no despertar do empoderamento das crianças e na ampliação de suas perspectivas de futuro.
“A ideia do Cultura Maker é democratizar o acesso à ciência e à tecnologia, especialmente para crianças de comunidades historicamente marginalizadas. Com o Meninas na Ciência, na Tecnologia e na Robótica, queremos ainda mais: romper barreiras de gênero e mostrar que as meninas podem e devem ocupar espaço nessas áreas. Ver o brilho nos olhos dessas crianças ao usar um óculos 3D ou montar um robô é algo que nos motiva a continuar”, declarou.
As atividades realizadas no evento fazem parte de uma agenda que busca integrar a inovação tecnológica ao dia a dia das comunidades, proporcionando um ambiente de aprendizado lúdico e criativo. Desde o início do ano, o Cultura Maker já impactou centenas de crianças e jovens que tiveram experiências inesquecíveis, mesclando o lazer e o conhecimento com imersões interativas em espaços como o Planetário da Gávea, entre outras ações. O projeto Dojo Pequena África, do qual as crianças fazem parte, tem se consolidado como um espaço de educação complementar, fomentando habilidades como trabalho em equipe, lógica e criatividade.
Para as crianças e seus familiares, o evento foi uma oportunidade não apenas de aprendizado, mas também de inspiração. Em um cenário onde o acesso à tecnologia ainda é um desafio para muitos, iniciativas como o Cultura Maker reafirmam o poder transformador da educação. O sucesso da ação no Centro Cultural Único reforça o compromisso de Vieira Jr. e sua equipe com a inclusão e a formação de uma nova geração de cientistas, engenheiros e criadores, prontos para enfrentar os desafios do futuro.
O Cultura Maker, Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica tem patrocínio da Ambipar, Dataprev, Navi, Viridien e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira
mirellarbq@gmail.com