As festas de fim de ano trazem momentos de celebração, mas também implicam em atividades que exigem esforço físico, como carregar sacolas pesadas de compras, montar árvores de Natal e decorar a casa, além de preparar fartas refeições. Todas essas tarefas, apesar de satisfatórias, podem sobrecarregar os ombros e causar transtornos como dores musculares, inflamações e até problemas nas articulações.
Na maratona de compras dos presentes e ingredientes da ceia, carregar sacolas pesadas por longos períodos, por exemplo, pode exigir esforço excessivo dos músculos e tendões do ombro, como o manguito rotador. A ação pode provocar inflamação nos tendões, causando, além de dores, condições como tendinite no ombro. Também pode forçar uma postura ruim se a carga for desigual entre os dois lados do corpo, resultando em dores musculares, com sobrecarga do ombro, pescoço e costas.
“Quando as sacolas são carregadas de maneira inadequada, com o braço estendido para o lado ou com força excessiva, podem ocorrer microlesões nas articulações do ombro, o que, ao longo do tempo podem evoluir para o quadro conhecido como ruptura do manguito rotador. Caso precise carregar caixas pesadas ou pegar objetos de lugares elevados, a orientação é pedir ajuda ou usar equipamentos adequados para evitar esforço excessivo”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Carlos Henrique Ramos.
No caso das sacolas, uma das dicas para evitar lesões é distribuir o peso igualmente entre os dois braços para não haver sobrecarga de um lado só. “Também é recomendado usar sacolas mais leves, com laças confortáveis e ajustadas e, principalmente, evitar curvar-se para frente ou torcer o corpo enquanto carrega as sacolas. Mantenha o tronco ereto e use os músculos do abdome para ajudar a estabilizar a carga”, destaca o ortopedista.
Decorar a casa para o Natal, especialmente ao pendurar enfeites que exigem movimentos repetitivos, pode sobrecarregar o ombro e causar desconforto ou lesões. “Muitas vezes, a decoração envolve levantar os braços acima da cabeça por longos períodos ou realizar movimentos em ângulos que não são naturais para o corpo, o que pode levar a sobrecarga na articulação do ombro e nos músculos circundantes. Isso pode causar tensão no ombro, especialmente no manguito rotador”, ressalta o especialista.
Para evitar problemas, recomenda-se fazer pausas regulares, distribuir a carga de trabalho nos dois braços e ajustar a altura com a postura. “Se possível, use uma escada ou banco para alcançar enfeites mais altos, em vez de esticar os braços de forma inadequada. E procure ficar com a coluna ereta e os ombros relaxados, evitando movimentos bruscos ou forçados”, salienta. “Se a dor no ombro persistir após as atividades, é importante procurar um especialista em ombro para avaliação e tratamento adequados”, conclui.
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.
Com 36 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC)
Predicado Comunicação
Lilian Rossetti – lilian@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp
Gabriela Guastella – gabriela@predicado.com.br (11) 91112-6611
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
vivisoaresbucci@hotmail.com