Close Menu
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Facebook X (Twitter) Instagram
Surfando na NetSurfando na Net
  • BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • CASA
  • CULINÁRIA
  • DICAS
  • FINANÇAS
  • PETS
  • SAÚDE
  • TECH
  • TURISMO
Surfando na NetSurfando na Net
Home»DIVERSOS»Com IA, Algar Telecom reduz tempo de análise de primeiras faturas em 96% e aumenta assertividade

Com IA, Algar Telecom reduz tempo de análise de primeiras faturas em 96% e aumenta assertividade

Escrito por 21 de setembro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Imagine um mundo onde as faturas são geradas para os clientes sempre com precisão e assertividade, excluindo qualquer divergência para o cliente. Essa é a realidade que a Algar Telecom, empresa de TI e telecom do grupo Algar, está construindo com o Billy: um sistema de hiperautomação, que usa tecnologias de IA Generativa e RPA (Robotização de Processos) para revolucionar a gestão do ciclo de receita da empresa. Desenvolvido para conferir faturas dos clientes dos segmentos corporativos e atacado antes de serem emitidas, Billy foi criado para aumentar a satisfação dos clientes e trouxe mais eficiência operacional para a Algar Telecom.
A inteligência, que foi idealizada dentro da própria área que faz a gestão financeira da companhia, faz leitura dos dados da primeira fatura, ou após alguma alteração de valores, que pode ser uma nova venda, um upgrade ou downgrade, um reajuste contratual; qualquer solicitação que altere cifras para cliente. Assim, o Billy irá conferir para garantir que tudo está correto e não trará transtornos que podem ser evitados.
Antes, as faturas eram analisadas de forma manual, o que despendia muito esforço, atenção e tempo de análise. Diante deste cenário, com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, a Algar Telecom desenvolveu uma solução que combina inteligência artificial generativa e robotização para fazer o trabalho repetitivo. A resposta veio na forma do Billy, batizado com um nome que remete à sua função principal, billing (cobrança em tradução para o português). A ferramenta interpreta e corrige dados extraídos de contratos em PDF, garantindo a emissão de faturas 100% precisas.
Implementado em março deste ano, ele já impactou positivamente os segmentos corporativo e atacado, reduzindo o tempo de análise de faturas em 96%: de 31 minutos para apenas um minuto por fatura. Desde então, ele gerou R$ 2 milhões em ganhos de Opex (despesas operacionais da organização).
“O Billy superou todas as nossas expectativas”, afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom. “Ele não só está num processo de extinção de emissão de faturas incorretas, como também nos permitiu otimizar recursos e atua para promover uma experiência aos nossos clientes sem transtornos. Ele se tornou um exemplo concreto de como a automação e a IA podem ser ferramentas poderosas para melhorar processos, reduzir custos e, acima de tudo, oferecer um serviço de excelência”, completa a executiva.
Zaima ainda destaca mais um ponto: “A experiência dos nossos associados, como são chamados nossos trabalhadores, avançou. Imagine um profissional que estava dedicado à conferência de dados e agora passa a desenvolver atividades mais nobres e com mais interatividade com os colegas de trabalho. Isso está acontecendo”.
Mas o Billy não é apenas um sistema: ele é um talento digital da equipe Algar Telecom. Sua avaliação de performance é realizada continuamente pelo CoE (Centro de Excelência em Automações e Inteligência Artificial). Os especialistas, além de garantirem uma boa performance, são responsáveis pela evolução contínua do assistente virtual, treinando-o para mais funcionalidades, o que o mantém em constante desenvolvimento, com um plano de carreira estruturado.
Atualmente, na fase 1, ele atua como “Estagiário”. Seu plano de carreira prevê uma ascensão a cada fase de implementação de novas funcionalidades: de “Analista Júnior” a “Especialista”, ele irá gradualmente assumir responsabilidades mais complexas. No futuro, vêm a análise de pró-formas de todas as faturas (histórico), comparação de valores faturados em busca de variações de receita e expansão para os segmentos de Varejo e MPE.
“A solução de AI Generativa é capaz de entender documentos mesmo com informações preenchidas fora de padrão ou abreviadas, com quase 100% de precisão nos principais campos e com alta capacidade de processamento, assegurando agilidade nas análises. O sucesso desse projeto abre espaço para outras iniciativas inovadoras usando a Inteligência Artificial”, destaca Eduardo Terzariol, diretor de Hybrid Cloud e Data Analytics & IA da Logicalis Brasil.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rafaela de Mello Santos
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorTrend Micro participa da Conferência Gartner CIO & IT Executive 2024, principal evento do ano para líderes de TI
Próximo Post Samsung lança na Europa linha de produtos eficientes durante a IFA 2024 e oferece aos usuários economia extra de energia

Você também vai amar!

Desentupidora: Atendimento 24h para Desentupimento de Esgoto Urgente com Rapidez e Eficiência

Climatização e Bombeamento: Conforto e Segurança em Estruturas Residenciais

Por dentro do Jogo do Bicho: como os bancários operam?

Como aumentar a vida útil da sua bateria de lítio?

Os desafios e avanços na regulamentação do canabidiol ao redor do mundo

Benefícios do Testofen para a Saúde Masculina

Vale a pena usar geofones para encontrar vazamentos? Veja os benefícios

Onde encontrar um caça vazamentos confiável e evitar dor de cabeça

Tudo Sobre o WhatsApp GB: Vantagens, Desvantagens e Alternativas Seguras

Comments are closed.

EM DESTAQUE

Da inclusão à proteção: Conectividade é sinônimo de um ambiente digital protegido?

16 de maio de 2025

Ransomware Reinventado: por que 2025 é o ano mais perigoso até agora?

12 de maio de 2025

Netbr lança carteira digital descentralizada que devolve ao usuário o controle da própria identidade digital

12 de maio de 2025

Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro dos debates do Futurecom 2025

16 de maio de 2025

Seconds leva expertise em marketplaces ao Unicon Market Places, em Belo Horizonte

16 de maio de 2025
QUEM SOMOS

Surfando na Net

Revista de Atualidades

CNPJ: 47.569.043/0001-56

NOVIDADES

IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo

8 de maio de 2025

25ª AUTOCOM: A Revolução do Varejo com Tecnologia de Ponta

31 de março de 2025

Conflito de Gerações: O Impacto das Novas Tecnologias e o Excesso de Conteúdo na Relação entre as Idades

21 de dezembro de 2024
CONTATO

[email protected]

© 2025 Surfando na Net

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.