A unidade da Friboi em Itapetinga (BA) realizou, em 22 de novembro, a 29ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024. O frigorífico recebeu um total de 551 animais, sendo 485 machos e 66 fêmeas. Ao todo, 10 pecuaristas inscreveram seus animais, com 12 lotes vindos de propriedades de 10 municípios do estado.
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN) e a Friboi, foi responsável pela organização. O evento recebeu o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Nós, da ACNB, temos muito orgulho de contribuir para mais uma etapa de excelência do Circuito Nelore. É inspirador ver de perto a dedicação incansável dos pecuaristas locais e observar que, em sua maioria, os animais avaliados eram jovens e muito bem-acabados”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Melhor lote de carcaças de machos
Entre os machos avaliados, 82% possuía até dois dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade. O peso médio foi de 20,5 arrobas e 51% dos animais tinham cobertura de gordura mediana.
A medalha de ouro na categoria melhor lote de carcaças e machos foi concedida à Agropecuária Jacarezinho, da Fazenda Nova Terra Noroeste (Cotegipe/BA). A prata foi atribuída à TR Agropecuária, da Fazenda Retiro (Iuiu/BA). Já o bronze ficou com a Captar Agrobusiness e Confinamento, da Fazenda Captar West B Farm (Luís Eduardo Magalhães/BA).
Melhor lote de carcaças de fêmeas
Nas avaliações das fêmeas, 74% possuía até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade). O peso médio foi de 15 arrobas e 89,5% desses animais indicaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
A medalha de ouro na categoria melhor lote de carcaças de fêmeas foi conquistada pela Aliança da Bahia Agropecuária, da Fazenda São Roque (Nazaré/BA). Já a medalha de prata foi atribuída a Sônia Bernadete Andrade, da Fazenda Providência (Maiquinique/BA).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
graziele@textoassessoria.com.br