A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, destaca que mais de 97% de seus colaboradores estão engajados em projetos socioambientais que visam apoiar comunidades, cuidar do meio ambiente e desenvolver jovens para o mercado de trabalho, com destaque para o programa Gente que Transforma, que atua nas causas de Voluntariado, Educação, Assistência Social e Segurança Alimentar, contando com duas frentes de atuação a Frente de Jovens com iniciativas voltada para Educação e o Movimento do Bem iniciativas socioambientais desenvolvidas nas comunidades em que atuamos. De janeiro a outubro, a Cibra doou 14 toneladas de alimentos, impactando mais de 10 mil pessoas, em 37 cidades do país.
Uma das iniciativas do Movimento do Bem é a campanha de doação de lacres e tampas, cujo valor de venda é convertido em cadeiras de rodas para quem mais precisa. A cada cadeira conquistada, a empresa realiza a dobra equivalente, além de promover ações como coleta de sangue, arrecadação de agasalhos e iniciativas voltadas à segurança alimentar e à profissionalização. São desenvolvidas ainda outras iniciativas como Mutirões solidários, doações de sangue e é realizada anualmente a campanha Natal Solidário com a arrecadação de brinquedos e alimentos.
Há cinco anos, a Cibra firmou parceria com a Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais globais voltadas ao desenvolvimento de jovens, e, recentemente, tornou-se mantenedora da instituição ao nível nacional. Como parte dessa colaboração, Santiago Franco, CEO da Cibra, passou a integrar o conselho de mantenedores da ONG. “Faz parte do Nosso Jeito de Ser promover iniciativas que transformam realidades e fortalecem a solidariedade no âmbito corporativo. Tenho muito orgulho de tudo o que já realizamos, e vamos continuar atuando para impactar ainda mais vidas e as próximas gerações”, enfatiza Franco.
No projeto, colaboradores são treinados com metodologia da JA e, posteriormente, atuam como voluntários em escolas públicas, ministrando aulas sobre mercado de trabalho, sustentabilidade e gestão de projetos. Com a metodologia “aprender-fazendo”, o programa formou mais de mil jovens em 2023, com mais de 2 mil certificações na Trilha Agrotech. Até o momento, as ações da Cibra já beneficiaram mais de 5 mil estudantes, em 14 estados, mobilizando cerca de 530 voluntários e 21 escolas.
“Quando nossos colaboradores se envolvem em ações socioambientais, a experiência é transformadora para todos. A participação traz satisfação pessoal e potencializa a produtividade. Dessa forma, criamos um ciclo positivo. Como empresa, temos o papel de oferecer oportunidades para que cada pessoa possa fazer a diferença”, afirma Osvaldo Pessan, head de ESG da Cibra.
Reconhecimentos externos
Como forma de reconhecer e multiplicar a atuação socioambiental das organizações pelo exemplo, existem várias certificações e premiações no mercado, promovidas pela imprensa, associações, governo (nas várias esferas), entre outras instituições. A Cibra, além de se orgulhar dos reconhecimentos que conquista, os considera incentivadores para seguir se aprimorando.
Em novembro, a empresa conquistou a 3ª colocação no 4º Prêmio Conexões que Inspiram, promovido pelo Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), pela Campanha Emergencial Rio Grande do Sul. Em parceria com mais empresas, foram enviados cerca de 3700 itens arrecadados e doados ao município de Rio Grande do Sul (RS) impactando mais de 5500 pessoas, atendendo às orientações da Defesa Civil. A premiação reconhece empresas que se destacam em ações de voluntariado corporativo, e o processo considera tanto a relevância quanto o impacto gerado nas comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A empresa também foi uma das três finalistas do Prêmio Innpulse Bahia, promovido pela Rede+, aceleradora de negócios baiana, que identifica as melhores práticas de inovação desenvolvidas no estado.
Entre as iniciativas da empresa que concorrem ao prêmio estão projetos que fomentam o desenvolvimento sustentável, a educação e a inovação, como a ação social Executivos na Escola, o programa de intraempreendedorismo Mandou Bem, o cultivo de hortas no Colégio Estadual Carlos Mariguela, em Salvador (BA), e a substituição do gás natural por biomassa na planta de Camaçari (BA), que resultou em uma redução superior a 75% nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE). Outro destaque é a instalação de leiras de compostagem, nas unidades de Camaçari e Luís Eduardo Magalhães (BA), que transforma resíduos orgânicos dos refeitórios em adubo, contribuindo para a redução das emissões de GEE e promovendo a sustentabilidade local.
Sobre a Cibra
Há 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa atua em WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 12 unidades, com atividades de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e- commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019, é certificada pelo GPTW – Great Place To Work –, como uma excelente empresa para se trabalhar. Em 2024, foi reconhecida como “18ª Melhor Empresa para Trabalhar do Agronegócio” e como a “3ª Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZI MAYUMI CORREA
suzi.correa@grupoprinter.com.br