O consumo de vinho entre os brasileiros vem aumentando ano a ano e em 2023, por exemplo, foi consumido 11,6% mais vinho em comparação ao ano anterior, segundo o relatório anual mais recente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). E nesse mês em que se comemora o Dia Mundial do Vinho, especialistas lembram que não é à toa que as adegas estão mais presentes como um elemento decorativo que valoriza os ambientes e cria uma atmosfera convidativa para receber os seus familiares e amigos.
Seja pequena ou com maior capacidade de armazenamento, incorporando a adega em alguma mobília feita sob medida ou ainda criando um espaço apenas para ela, é extremamente importante ficar atento a algumas dicas na hora de incluir o item no projeto. O sommelier Ivan Brizuela, do restaurante Piquiras do Shopping Bougainville lembra que, uma adega deve ter proteção de luz natural (sol) ou luz artificial (lâmpadas), que o ideal é manter uma temperatura entre 13°C e 16°C, que deve haver controle de umidade para evitar a proliferação de fungos e que é importante evitar vibrações (movimentação em sua estrutura). “Observando estas considerações, podemos garantir e preservar as características e qualidade dos vinhos para que se possa ter uma boa experiência”, conclui ele.
No recente projeto do decorado de 119m² do Casa Neo Varandas Marista, a adega incorporada na marcenaria da sala integrada à cozinha proporcionou um toque de charme à decoração. “Nos últimos anos, as pessoas redescobriram o prazer de ficar em casa, receber no lar, e alguns itens, que antes eram considerados supérfluos ou muito sofisticados, passaram a ser mais comuns nos ambientes, porém não menos charmosos, conferindo requinte e aconchego a esses espaços”, avalia Patrícia Garrote, diretora de incorporações da Dinâmica Incorporadora, responsável pelo empreendimento. “Assim, nos decorados, oferecemos aos futuros moradores a oportunidade de visualizar todo o potencial daquela planta que pode oferecer múltiplas possibilidades e soluções numa marcenaria autoral e sob medida, o que também valoriza muito o imóvel”, acrescenta.
Já a arquiteta da Brasal Incorporações Lia Galera, responsável pelo projeto de interiores do decorado Storya, optou por uma proposta moderna de uma adega em estrutura metálica com fundo espelhado. Para 2025, a arquiteta ressalta que a presença de elementos naturais no ambiente continua com força total e, por isso, as adegas de madeira devem aparecer cada vez mais nos projetos gerando sofisticação com acolhimento. “A adega pode ser mais que um local para guardar vinhos, pode ser um elemento de decoração com autenticidade”, comenta. Em ambientes menores, ela também pode aparecer apenas como um detalhe na decoração para fazer uma referência à bebida e expor rótulos especiais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br