A Reflorestar Soluções Florestais foi homenageada pela Suzano, no Mato Grosso do Sul, ao completar 365 dias sem acidentes com afastamento. A entrega do “Capacete Dourado” faz parte do programa “365 Dias Cultivando Vidas”. O evento ocorreu no local de trabalho dos colaboradores, em Três Lagoas (MS), reunindo também outros parceiros.
Composta por 44 profissionais, a equipe é responsável pelo carregamento de madeira para a Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo. Segundo Cláudio Gonçalves, gerente de operações florestais da Reflorestar no Mato Grosso do Sul, o reconhecimento reflete os valores da empresa.
“A Reflorestar é centrada nas pessoas, no cuidado e na segurança dos colaboradores. Concluir um ciclo de 1 ano sem acidentes com afastamento reforça nosso comprometimento com a missão, visão e valores da empresa”, afirma Gonçalves.
Durante a cerimônia, a Suzano destacou o uso de práticas preventivas por parte da equipe da Reflorestar, como o “direito de recusa”. Essa ferramenta do código de segurança permite ao trabalhador interromper suas atividades caso identifique riscos graves à sua segurança.
“Manter uma equipe atenta, comprometida e competente para a prevenção de acidentes é inegociável. Em qualquer etapa das nossas operações, a execução só ocorre após uma rigorosa avaliação de riscos e a adoção de medidas preventivas”, explica o gerente florestal.
Homenagens internas
A Reflorestar também aproveitou o evento para homenagear quatro colaboradores que se destacaram por mudanças comportamentais e excelência no trabalho, integrando-se à cultura de segurança da empresa. Entre os homenageados estavam um mecânico, um operador, um líder de operações e um técnico de segurança, reconhecidos por atitudes exemplares, como o uso correto de ferramentas preventivas e a promoção de um ambiente seguro.
“A dedicação e o comprometimento desses profissionais refletem nossa busca por operações cada vez mais seguras e eficientes”, destaca.
Diferencial em segurança
A Reflorestar adota uma abordagem mecanizada e prioriza a segurança em suas operações, demonstrando que é possível combinar produtividade com elevados padrões de proteção. Diferentemente de algumas empresas do setor florestal, onde os técnicos de segurança estão subordinados ao gestor de operações, a Reflorestar estruturou uma Gerência de Segurança e Qualidade independente. Essa organização permite que os técnicos de segurança façam análises e tomem decisões diretamente com os líderes de campo, garantindo maior autonomia e agilidade na resolução de questões técnicas.
Ao implementar uma gerência de segurança robusta e independente, a empresa reforça seu foco em pessoas e demonstra mais um compromisso com a excelência no setor florestal brasileiro.
Sobre a Reflorestar
Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.
Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Prestes a completar 20 anos de atuação (novembro), a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELEMARA MARIA DUARTE
elemara.duarte@redecomunicacao.com