Entre espetáculos e bastidores, o cotidiano e a eternidade… Malabares nasce da arte deste equilíbrio, dos momentos e movimentos de ápice que podem ser revelados em um rápido instante, e que se vão na mesma rapidez. Assim como um espetáculo, desfiles duram poucos minutos, mas carregam consigo a longa e meticulosa jornada do processo, dedicação e precisão de
um desenvolvimento de coleção. Nesta, foram utilizados elementos do universo circense vintage para criar narrativas e analogias entre o universo da moda e do circo, ressignificando sua estética com um olhar refinado e contemporâneo através de formas, cores e simbologias transportadas para uma nova narrativa.
Nossa narrativa se inicia com os Tickets, inspirados nos bilhetes antigos dos circos, que deram entrada a esse espetáculo e dão forma a primeira etiqueta exclusiva de coleção da marca, transformando-a em uma edição limitada. Os tickets se apresentam em sua forma dourada, em cintos, fivelas e nos acessórios desenvolvidos com a marca de jóias Luisa Schröder. Brincos, anéis e gargantilhas carregam os símbolos da coleção, já o Piercing de encaixe é uma releitura de um dos best sellers da marca de jóias e ajuda a compor com outras peças da collab, adornadas por esferas de diferentes pesos e proporções que carregam o conceito de equilíbrio, celebrando a arte da Mulher Malabares da vida contemporânea, como artistas que dançam entre os fios invisíveis do cotidiano.
Na silhueta, as golas assumem protagonismo em uma cartela de cores que transita por tons dessaturados que dão o ar invernal da coleção, trazendo a atmosfera nostálgica do circo vintage. Os tecidos exploram um jogo sofisticado de pesos e texturas, ora leves e fluidos como o chiffon, ora encorpados como as bases acetinadas de alfaiataria da G.Vallone, produzidas com fibras de viscose sustentáveis LENZING™ ECOVERO™, fiadas pela Têxtil Carmem – parceira da
Lenzing no Brasil. Essa combinação se enriquece com o jacquard da Innovativ Têxtil, resultando em criações que destacam a excelência das tecelagens nacionais e valorizam a indústria brasileira.
Provenientes de fontes de madeira controladas ou certificadas¹, as fibras LENZING ECOVERO™ são feitas com pelo menos 50% menos emissões de CO2 e consumo de água² em seu processo de fabricação quando comparadas às viscoses genéricas. Elas também são certificadas com o rótulo ecológico da UE para produtos têxteis (licença nº. AT/016/001) – selo de excelência ambiental, concedido a produtos e serviços que atendem a elevados padrões ambientais em todo o seu ciclo de vida: desde a extração da matéria-prima até a produção, distribuição e descarte – além de serem biodegradáveis e compostáveis³. Nosso compromisso com a sustentabilidade se reflete também nas malhas da SANTA CONSTANCIA, feitas em poliamida biodegradável, presentes nos macacões de nossas Mulheres Malabares.
Quando se fala de ALUF não se pode esquecer d o trabalho artesanal, as peças em organza rústica WERNER tomam dimensões 3D com aplicações têxteis do mesmo tecido, recortado em tiras, franzido, e aplicado em curva em toda a peça. Essas texturas se prolongam para os acessórios de cabeça feitos em parceria com a MATILDA, criando um encontro criativo perfeito onde casquetes e maxivoilletes, confeccionadas manualmente com os mesmos tecidos e cores da coleção, brincam com diferentes shapes e pesos, complementando cada look de maneira criativa e inusitada, como pede o espetáculo lúdico. Já as bolsas assinadas em colaboração com a NOHMA, foram inspirada na geometria de um picadeiro de circo.
O tema se reflete também no uso de outros elementos, como as listras das roupas dos palhaços, pompons, bolas de malabares e os próprios tickets de entrada, que aparecem em sutis relevos feitos artesanalmente sob o couro. Os veludos das cortinas de um grande espetáculo aparecem nos sapatos em parceria com a BLUE BIRD, o shape slingback doll ora aparece com o jacquard da coleção, ora em couro na cartela burgundy, preto e bege, com cores complementares às roupas. Além dele, botas em camurça marinho dão o acabamento aos looks com a identidade clássica atemporal da marca de sapatos, reconhecida pelo seu olhar sofisticado que une conforto e design.
Através da união de diferentes formas, cores e texturas, as peças exploram o contraste entre o lúdico e o utilitário, celebra a mulher contemporânea, que equilibra múltiplas demandas com maestria, transformando sua arte de viver em algo digno de aplausos. Todo esse Circo se arma embaixo de uma tenda de 21m de diâmetro, com malhas tecidas pela HJ TEXTIL, utilizamos peças paradas em estoque, e toda malha aqui presente dará início a uma coleção cápsula, reutilizando o material. Contamos histórias através de nossas roupas, de nossos processos, essa coleção se iniciou ao final de nosso último desfile, com desabafos em um pedaço de papel, hoje, sua existência física dá origem a novos caminhos e ideias.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Barbara Miranda Bitencourt
barbara.bitencourt@tmkrs.co