No primeiro semestre de 2024, a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) desempenhou um papel fundamental na educação ambiental e na conscientização da população. A entidade gestora realizou dez campanhas de arrecadação de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes para reciclagem em diversas localidades do Brasil, resultando na coleta de mais de 37 toneladas de produtos que foram encaminhados para o sistema de logística reversa.
A ABREE esteve presente nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Francisco Morato (SP), Macapá (AP), São Bernardo do Campo (SP), Jaú (SP), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), São João da Boa Vista (SP) e Presidente Prudente (SP).
Essa iniciativa busca incentivar o descarte ambientalmente correto, sendo uma parte essencial do plano de comunicação e educação ambiental não formal da associação. A entidade tem se dedicado a desenvolver a logística reversa, começando com a educação ambiental para sensibilizar os consumidores sobre a importância de descartar corretamente esses materiais, dando assim início ao processo de logística reversa.
“Este início de 2024 foi muito interessante para a ABREE. Conseguimos parcerias importantes com grandes cidades que nos ajudaram a arrecadar muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Claro que a participação ativa dos munícipes foi fundamental para conquistarmos esse marco nestes seis meses de campanhas. A destinação correta desse montante de resíduos, com certeza, fará a diferença no meio ambiente e todas as vantagens que a logística reversa traz para a população”, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.
A expectativa da associação para o segundo semestre é que as parcerias estratégicas com as prefeituras e instituições se mantenham para que o alcance dessas ações se torne ainda maior.
“Nosso objetivo para este semestre é justamente ampliar nossos pontos de recebimento em municípios por todo o Brasil. Dessa forma, conquistaremos mais impactos positivos e significativos com a retirada desses componentes altamente nocivos ao meio ambiente e à população. Acreditamos que essas campanhas são essenciais para incentivar e conscientizar cada vez mais pessoas a fazerem a destinação correta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, contribuindo para um futuro mais sustentável”, conta Helen.
Atualmente, a ABREE, em parceria com seus colaboradores do ecossistema, conta com quase 3,4 mil pontos de recebimento distribuídos por mais de 1,3 mil municípios brasileiros.
Como entidade gestora, a ABREE é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais atores do ciclo de vida dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A associação trabalha com parceiros qualificados e licenciados para o transporte, armazenamento e destinação final desses produtos ao término de sua vida útil, visando cumprir as metas estabelecidas pelo Decreto Federal nº 10.240/20.
No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.
Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento
Sobre a ABREE:
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associadas que representam 182 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse https://abree.org.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br