– Eles ditam tendências, movimentam bilhões e influenciam a forma como o Brasil consome, pensa e se relaciona com marcas. Mas quem inspira outros influenciadores? É o que revela o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil 2025, maior estudo de influenciadores da América Latina. Realizado pela Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, o levantamento traz um ranking com os creators mais admirados e os critérios que definem essa influência.
Com mais de 12 mil menções espontâneas e quase 4 mil creators citados, o levantamento mostra que Virginia Fonseca, Bianca Andrade e Manu Cit lideram o ranking geral de admiração entre os criadores de conteúdo brasileiros. O trio se destaca por unir lifestyle, beleza e rotina de forma autêntica, característica que, segundo os entrevistados, são determinantes no meio digital.
“Os criadores veem esses influenciadores como referência não só por sua visibilidade, mas pela consistência de posicionamento e conexão com a audiência. Eles são o espelho de um novo modelo de influência, mais próximo, real e engajado”, afirma Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações Wake Creators.
Quem brilha em cada nicho?
Moda e beleza seguem sendo territórios fortemente liderados por mulheres que transformaram a produção de conteúdo em império. Malu Borges aparece em primeiro lugar como referência de moda ao lado de Camila Coelho e Silvia Braz. No universo da beleza, o que conecta os nomes mais citados — Bianca Andrade, Virginia, Bruna Tavares, Mari Maria e Niina Secrets — é o protagonismo na criação de suas próprias marcas.
No segmento fitness e de saúde e bem-estar, a influência vai além de treinos e alimentação, englobando autocuidado e estilo de vida saudável. Manu Cit está no topo de ambas as categorias, mostrando a força da geração Z. No fitness, aparecem ainda Renato Cariani e Patricia Ramos. Enquanto no campo da saúde e bem-estar, estão Gabriela Pugliesi, Virginia e Drauzio Varella, sendo o único médico listado.
Quando o assunto é humor, os criadores se inspiram em quem transforma o cotidiano em piada com autenticidade. Whindersson Nunes lidera, seguido por nomes como Carlinhos Maia e Lara Santana. Já no ranking de entretenimento e cultura pop, quem ocupa o topo é o canal Diva Depressão, reconhecido pelo olhar ácido e bem-humorado sobre celebridades e reality shows. Foquinha, Anitta, Carol Moreira e Hugo Gloss também aparecem entre os mais admirados.
No setor de games, Alanzoka lidera, seguido por brksedu e Coringa. Gaules e Malena também estão entre os cinco primeiros. Na tecnologia, o Canaltech ocupa a liderança, mesmo sendo um veículo de comunicação, seguido por Jornada Top, Gesiel Taveira, Manual do Mundo e Space Coding que completam a lista, focando em conteúdos educativos e técnicos.
A Wake Creators ouviu mais de 4500 criadores de conteúdo, e também listou os influenciadores mais admirados dos segmentos de lifestyle, família, viagens, alimentação, economia e negócios, ativismo e causas sociais. Para baixar o estudo completo, acesse o site.
Sobre a Wake Creators:
A Wake Creators é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de existência, líder em marketing de influência baseado em dados. Fundada em 2014, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Wake Creators tem a maior base de influenciadores da América Latina, com 260 mil criadores cadastrados e usa inteligência artificial e machine learning para as campanhas trazerem o melhor impacto e performance para as marcas. No portfólio de clientes, grandes marcas, como Samsung, Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, iFood, entre outras. Saiba mais em: https://wake.tech/wake-creators/
Mais informações à imprensa:
Máquina CW: [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA FELIX MUNIZ
[email protected]