Dados do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) já estão projetando um aumento de até 8% nas vendas entre outubro e dezembro deste ano, em parte, impulsionadas pelas efemérides comerciais do segundo semestre, como Natal. Mas, com o aumento das vendas, também há mais fraudes. Para ilustrar, dados da TransUnion mostram que, somente durante o período da Black Friday e da Cyber Monday, importantes efemérides comerciais, houve um aumento de 109% – somente em fraudes digitais.
Por isso, para ajudar as companhias a minimizarem seus riscos, conheça 4 soluções que transformam o combate à fraudes no Brasil.
Inteligência de dados para o mercado
O compartilhamento de informações financeiras se tornou uma peça-chave no mercado. Dados da Quod, datatech que transforma dados em inteligência, indicam que desde a implementação da Rufra – [Base de Dados Antifraude], já é possível observar um aumento de 1129% no número de vítimas reportadas e um aumento de 174% na quantidade de fraudadores reportados entre 2023 e 2024. Essa análise é possível pela maior disponibilidade de dados sendo trocados. Por isso, a Quod oferece soluções como o Score Rufra [Score Antifraude], em que instituições financeiras e de pagamentos podem ter acesso a classificação de risco de fraude para tomada de decisão, utilizando inteligência e tecnologia para avaliar o comportamento do documento consultado.
Biometria de voz e IA para prevenção a fraude
Segundo o Sterling Bank, um banco digital do Reino Unido, criminosos conseguem replicar a voz de uma pessoa com apenas três segundos de áudio, extraídos de redes sociais ou outras plataformas. Nesse cenário desafiador, tecnologias como as desenvolvidas pela Minds Digital, a primeira VoiceIDtech do Brasil, se tornam essenciais. A empresa, que já impediu mais de R$80 milhões em fraudes, tem como objetivo prevenir R$ 1,5 bilhão em golpes nos próximos três anos, contribuindo para a segurança de instituições financeiras e seus clientes. Recentemente, a empresa criou o FraudShield, a solução utiliza tecnologia de autenticação biométrica por voz baseada em Inteligência Artificial e deep learning que permite autenticar a identidade de um usuário por meio de suas características vocais, físicas e comportamentais. Barrando inclusive vozes sintéticas ou deep fake de voz e gravações.
Análise do comportamento do usuário
Segundo estudo do E-Commerce Trends 2024, 92% das pessoas já deixaram de comprar online por medo de fraudes. Essa crescente preocupação reflete o impacto das fraudes no comportamento de compra e demonstra a urgência de se proteger contra esses crimes. Por isso, empresas que atuam com soluções de prevenção de fraudes digitais se fazem necessárias. Um exemplo é a Mangopay, que possui um software que analisa fatores de comportamento dos usuários para emitir alertas de fraudes para e-commerces e lojas online. Por meio de inteligência artificial, a empresa mapeia perfil do usuário e sinais de riscos para prevenção de fraudes digitais.
Conversão e segurança no e-commerce
Diante do crescente cenário de fraudes online, onde as perdas globais no e-commerce ultrapassaram US$48 bilhões, com projeções para superar US$343 bilhões até 2027, conforme o relatório “The State of Fraud and Abuse 2024”, é importante adotar soluções eficazes para mitigar esses riscos. Nesse contexto, a API E-commerce da Cielo, companhia referência no setor de meios de pagamento, se destaca como uma ferramenta que proporciona uma experiência de pagamento confiável e integrada. A plataforma permite a integração de soluções avançadas de segurança, como sistemas antifraude e autenticação 3DS, que ajudam a prevenir transações indevidas e proteger tanto o lojista quanto o consumidor. Além disso, funcionalidades como tokenização, que possibilita compras com um clique de forma segura, e validação de BINs em tempo real, que aumenta a confiabilidade das transações, podem ser integradas para aprimorar a jornada de pagamento. O Zero Auth, por sua vez, permite verificar se um cartão é válido antes de aprovar a transação, reduzindo o risco de falhas na compra.
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MARIA FERNANDA SOUZA PETRIZZO
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