Em seu primeiro ano no curso de Design de Produto, na Uninter, o aluno Jéver da Cruz acaba de ganhar menção honrosa no Prêmio Salão Design, a principal premiação do design de mobiliário da América Latina. Jéver recebeu seu certificado e troféu na feira Móvel Sul Brasil, no dia 19 de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS), a maior feira da América Latina. Ele foi premiado por ter criado um sofá interativo, chamado Boo-Lounge, que usa tecnologia microcontrolada para promover a interação de crianças por meio do toque. “Foi uma surpresa muito gratificante”, afirmou o estudante universitário.
Jéver conta que a inspiração para o design premiado surgiu a partir do seu irmão, que é gamer profissional, e sua esposa, pedagoga. Assim, o sofá com formato de fantasma remete aos jogos que marcaram a infância do designer, e hoje pode marcar a infância de outras crianças.
“Por meio da tecnologia microcontrolada, eu pude trazer uma interação num sofá, no qual a criança pode ver os estados emocionais dele. Ele possui LEDs internos, que interagem com a criança ao momento do toque. Se ela tocar duas vezes no encosto, ela consegue trocar o estado emocional do sofá. Isso cria um uma conexão com a criança. Ela pode deixá-lo assustado ou até bravo, por exemplo. Assim, ela vê o sofá como se ele fosse realmente um personagem!”, descreveu o jovem aluno.
As atividades práticas e projetos que os alunos desenvolvem ao longo do curso de Design de Produto na Uninter permitem que eles construam um portfólio para se apresentar no mercado de trabalho e participar de concursos, como o Prêmio Salão Design. “O que nós temos feito é um trabalho de estimular os alunos a participarem de concursos, tanto nacionais quanto internacionais, que são realmente muito importantes, tanto para o cenário do design quanto para o próprio aluno, em termos de currículo”, explica Mayara Wal, professora do curso.
Jaime Ramos, coordenador do curso de Design de Produto na Uninter, ressalta a premiação como um grande destaque: “Para nós, é uma oportunidade de mostrar a qualidade do nosso curso para o resto do país. Para o aluno, é uma oportunidade de se destacar no meio profissional enquanto ele é aluno e ser conhecido por um trabalho de qualidade que ele desenvolveu”. Criada em 2024, a formação em Design de Produto é ofertada pela modalidade EAD, com atividades práticas nos 69 polos no Rio Grande do Sul, e nos mais de 750 polos espalhados pelo país e no exterior.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
julia@nqm.com.br