O frigorífico Fribal, da cidade de Imperatriz (MA) foi sede da 30ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em 7 de novembro. Ao todo, foram avaliados 505 machos não castrados de seis pecuaristas participantes, oriundos de quatro municípios.
A etapa foi resultado de uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), com organização da Fribal e apoio Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Machos jovens com boa cobertura de gordura foram os destaques dessa etapa sendo que 64% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 21 arrobas e 71% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade).
“O Maranhão é um estado que se destaca na pecuária, sempre apresentando animais de excelente nível no Circuito Nelore de Qualidade. Essa etapa realizada na cidade de Imperatriz foi mais uma etapa de grande sucesso, que mostrou o bom trabalho realizado pelos pecuaristas da região, que estão contribuindo para o constante avanço da genética da raça Nelore”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.
Melhor lote de carcaças de machos
A medalha de ouro da categoria de melhor lote de carcaças de machos terminados em confinamento foi conquistada pela CFSO Agropecuária, da Fazenda São João (Campestre do Maranhão/MA); João Batista Mariano Carneiro Filho, da Fazenda Altamira (Açailândia/MA) recebeu a medalha de prata, enquanto Roque Jeremias Bercht, da Fazenda Salmourão (Ribamar Fiquene/MA) ficou com o bronze.
Na categoria de melhor lote de carcaças de machos terminados em pastagens, a medalha de ouro foi entregue a Roberto Honório de Melo, da Fazenda Quatro Lagoas (Campestre do Maranhão/MA); Renato José Nogueira Pereira, da Fazenda Medalha Milagrosa (Ribamar Fiquene/MA), e Eduardo Ferreira de Vasconcelos Silva, da Fazenda Triunfo (Governador Edison Lobão/MA), obtiveram os prêmios de prata e bronze, respectivamente..
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BATISTA DE CARVALHO
gabriela@textoassessoria.com.br