Integrando o mundo virtual no espaço urbano há uma década, a Mostra PLAY! Game Arte Urbana expande o valor cultural do vídeo e dos jogos interativos para uma forma de arte, propondo que a noção de jogar se torne uma ferramenta plural para intensificar a experiência cidadã e ainda, estimular um uso qualificado e democrático do espaço público. Em 2024, o evento acontece em dois momentos: o primeiro em workshops gratuitos para crianças e adolescentes que frequentam as OSCs Casa da Amizade e Liga Solidária, e o segundo, em duas exposições interativas dessas obras criadas pelos próprios alunos.
A Casa da Amizade, irá receber o workshop “Colagem Digital, Animação e IA” com Letícia Pantoja. Serão 140 alunos, entre 09 e 14 anos, para participar de dois encontros que exploram a criação artística de forma interativa. E mais um para entender na forma prática. Para começar, os alunos aprenderão sobre colagem analógica e técnicas fundamentais, como composição espacial, formas, texturas e proporção. E assim, criam colagens autorais, representando seus autorretratos de maneira lúdica, utilizando materiais de educação artística. No segundo encontro, irão receber tablets para animarem suas criações já digitalizadas. Eles vão aprender a separar suas colagens em camadas e a gerar loops de animação, explorando cenários digitais que desejam para suas obras. Também criam em Inteligência Artificial os cenários em que seus personagens virtuais irão habitar na mostra interativa. E por fim, acontece a exposição colaborativa e interativa, em que as animações de cada aluno são projetadas em ambiente imersivo.
No dia 20 de novembro, alunos e familiares poderão comparecer na Casa da Amizade para interagir com as obras e cenários criados pelos mesmo. Dentro da mostra, eles terão a oportunidade de ver a magia acontecer, através de botões físicos, manipulando a posição de suas animações e experimentando a fusão entre a arte e tecnologia de maneira envolvente.
Já na Liga Solidária, acontece o workshop “Gamemaker Findscape” com Noisetupi para 220 alunos de 11 a 14 anos. Durante um mês, os participantes irão desenvolver todos elementos do jogo eletrônico de mecânica linear, chamado Findscape – jogo digital com estética inspirada no clássico REZ, em que a jogabilidade se baseia em atravessar obstáculos ao pressionar sequências corretas de botões coloridos e de diferentes formas. Essas ações são determinadas por comandos gerados na tela do jogo em painel de LED.
Nos encontros, os alunos irão produzir desde a história e narrativa, como elementos gráficos, obstáculos, criação do controle através de botões, e criação dos elementos sonoros correspondentes.
As ações acontecem em 4 módulos, atuando com turmas de participantes distintos: Narrativa, Sound Design, Design Gamemaker e Findscape Interface. Os participantes construirão colaborativamente todas as etapas do jogo Findscape, inclusive um controle físico com botões para jogar a obra de game arte conectado ao painel de LED.
Entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro, estão previstos 2.000 frequentadores de 07 a 70 anos, além de familiares e comunidade, na Liga Solidária para conferir a Mostra Play!. Por lá estarão expostas a obra interativa IA.Vatar, que permitirá ao público combinar e interagir com avatares animados em diferentes universos lúdicos e o jogo Findscape, criado pelos alunos da Liga Solidária.
E as exposições não ficaram apenas nas OSCs, como de praxe, as criações resultantes dos workshops também farão parte da mostra expositiva Play! em espaço público no ano que vem, de forma a expor em grande escala suas narrativas e evidenciar o potencial criativo dessas crianças e adolescentes.
“Acreditamos que com a participação em iniciativas culturais e através da arte, os jovens encontram uma forma de expressar suas emoções e experiências. Ver suas criações expostas em espaços públicos contribui para o aumento da autoestima e confiança, validando suas vozes e talentos.” conta a curadora da Mostra, Marília Pasculli.
A produção da Mostra PLAY! Game Arte Urbana é da Cult.Bit, produtora especializada em arte digital, encabeçada por Marília Pasculli e João Frugiuele. A curadoria é de Marília Pasculli. O patrocínio é do Grupo GPS e Even, e a realização é da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo.
CRONOGRAMA:
Mostra Play! Game Arte Urbana
Onde? Casa da Amizade
Rua Itamotinga, 51. Paraisópolis, São Paulo -SP.
Nos dias 06/11 e 13/11 – Workshop “Colagem Digital, Animação e IA” com Letícia Pantoja.
20/11 (quarta-feira): Exposição de obras e cenários criados pelos alunos.
Onde? Liga Solidária – Complexo Educacional Educandário Dom Duarte.
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5.985, Jardim Esmeralda, São Paulo -SP.
Novembro: Workshop “Gamemaker Findscape” com Noisetupi
25 de novembro a 08 de dezembro: Game Arte Findscape.
Sobre as casas:
A Casa da Amizade é uma entidade sem fins lucrativos que há quase 30 anos atende famílias do Grotão de Paraisópolis, uma comunidade socialmente vulnerável localizada próxima à Marginal Pinheiros e ao bairro do Morumbi em São Paulo. Contando com o apoio de seus voluntários e doadores, a Casa atua com atividades sociais e educacionais junto aos moradores. Sua missão é promover oportunidades educacionais, igualitárias e inclusivas, para as crianças do Ensino Fundamental das escolas públicas de Paraisópolis desenvolverem habilidades e conhecimentos, alavancando suas potencialidades.
A Liga Solidária é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que há 101 anos é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidade é possível se promovermos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho. Atendem, direta e indiretamente, 28 mil pessoas, sendo elas crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade, por meio de nove programas sociais divididos em quatro eixos: Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Longevidade.
Sobre os artistas ministrantes:
Letícia Pantoja
Letícia Pantoja é uma artista visual multimídia conhecida por sua linguagem de colagens oníricas. Com paixão por contar histórias, ela combina técnicas de videomapping, animação gráfica, aquarela, elementos da cultura pop, surrealismo e velhas revistas, para criar uma mistura única de sensibilidade, charme e beleza em sua arte visual.
O trabalho de Pantoja caracteriza-se pela sua versatilidade e pela capacidade de fazer o público mergulhar numa nuvem de luzes, cores e imagens que transcendem as fronteiras artísticas convencionais. A artista mistura técnicas de colagens analógicas e digitais com performance, poesia, inteligência artificial e videomapping, ara transportar o público para um reino hipnotizante onde a estética dos sonhos ganha vida. Pantoja cativa o público ao brincar com o lúdico, os desejos e as emoções, criando uma experiência sensorialmente imersiva.
Participou dos principais festivais de arte e tecnologia (videomapping) do paísomo: SSA Mapping (BA), Amazônia Mapping (AM), Cerrado Mapping (MG) e Ebre Lúmen (Espanha).
Noisetupi
O Noisetupi é um laboratório de produção audiovisual com uma visão cooperativa e artística. Atua na interseção entre Arte digital, cultura eletrônica e interatividade A empresa tem vasta experiência em integrar diferentes linguagens culturais e tecnológicas, criando projetos inovadores que ampliam a relação entre arte e tecnologia.
Ricardo Palmieri é arquiteto, produtor multimídia e especialista em tecnologias abertas para produção artística digital. Ele é fundador do Noitetupi. Seu trabalho já foi apresentado em exposições como FILE e mostra SESC de Artes.
Martin Hozlmeinster é designer conhecido por seu trabalho e design de interação e interfaces digitais. Ele também e uma sólida carreira acadêmica, com projetos que exploram a interatividade e o design colaborativo em diferentes plataformas.
Sobre o Mostra PLAY! Game Arte Urbana:
Ocupar o espaço urbano com arte digital e novas tecnologias é, desde 2013, a brincadeira da PLAY! A Mostra PLAY! GAME ARTE URBANA é a quinta edição do projeto que já transformou empenas, fachadas de edifícios e praças em videogames com jogos lúdicos questionando o uso dos espaços públicos através da arte digital interativa.
A mostra PLAY! buscar levantar questões sobre a contribuição que a narrativa dos videogames e a diversidade de seus personagens pode oferecer para a nossa condição cultural. Como a Inteligência artificial pode ser uma ferramenta para criação de personagens e cenários lúdicos inclusivos? Enquanto os videogames são vistos como uma organização do jogar através de um espaço o que, então, essa noção de “jogar” pode oferecer para os espaços públicos?
Os universos interativos fazem parte do mundo dos games faz décadas. A exposição de arte digital PLAY! aborda a influência dos videogames como percussor da cultura contemporânea, revolucionando os padrões de criatividade, interatividade e design. Explora questões sociais da atualidade como base conceitual para criação das obras interativas. Levanta a discussão sobre representatividade, diversidade, sustentabilidade e ocupação dos espaços públicos.
A mostra enfatiza como conceitos de resistência artística e engajamento no ciberespaço estão redefinindo como nos percebemos e interagimos com o ambiente ao nosso redor.
Integrando o mundo virtual no espaço urbano, a PLAY! eleva o valor cultural do vídeo e dos jogos interativos para uma forma de arte, propondo que a noção de jogar se torne uma ferramenta para intensificar a experiência cidadã e ainda, estimular um uso qualificado e democrático do espaço público.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Carolina Martins Costa
carolinamartins.assessoria@gmail.com