As redes sociais surgiram como um portal para um universo online sem fronteiras, onde as pessoas podem se comunicar com o mundo inteiro. Entramos na era da alta exposição, protagonizada pelos millennials que moldaram os algoritmos que conhecemos. Em contrapartida, ao longo dos anos, o fenômeno dos “low profile”, que pode ser traduzido como “perfil discreto”, ganhou força. Com uma pegada digital reduzida e o foco em um círculo restrito de contatos, eles preferem compartilhar menos informações públicas e priorizar a interação com pessoas de confiança, os usuários criam bolhas sociais online onde se sentem mais seguros.
A Geração Z até mantém um alto nível de consumo, com uma pesquisa do Pew Research Center mostrando que 54% dos adolescentes norte-americanos acham difícil deixar os aplicativos de lado. Contudo, especialistas, como Adam Mosseri, chefe do Instagram, apontam que eles preferem experiências mais privadas. Essa mudança de comportamento reflete um desejo por maior controle de quem acessa suas informações. Hoje, a necessidade por interações mais autênticas impulsiona uma tendência crescente: o uso das redes sociais como um meio de fortalecer o contato com amigos próximos.
“As redes sociais, ao se adaptarem às necessidades dos usuários, revelam um novo papel: facilitar conexões mais profundas e significativas. A busca por privacidade e autenticidade, características marcantes da nova geração, está moldando a forma como interagimos online, transformando as redes sociais em espaços para cultivar amizades duradouras”, aponta Maxim Climchuk, CEO do Blink.
Plataformas que permitem a criação de grupos e a personalização das configurações de privacidade têm ganhado popularidade, atendendo a essa demanda por espaços digitais mais reservados. Nesses ambientes, os usuários podem compartilhar momentos do dia a dia, trocar mensagens e criar memórias de forma mais confortável, sem a pressão de uma grande audiência. A possibilidade de manter contato regular com amigos próximos, mesmo à distância, e de acompanhar de perto suas vidas, fortalece os laços e cria um senso de comunidade online.
Veja abaixo 5 aplicativos com recursos focados em privacidade para manter contato com amigos próximos:
Blink Map
O Blink Map permite que você visualize a localização apenas de quem você adiciona, facilitando que se encontrem e evitando confusões e longas esperas. Você também pode acompanhar o trajeto do seu amigo de volta para casa, se certificando de que ele chegou bem em casa. Ainda é possível trocar mensagens, fazer check-in nos locais visitados e emitir uma notificação aos contatos para mostrar que está junto de um amigo.
“É o aplicativo ideal para quem prefere interagir com amigos próximos. Priorizamos o encontro presencial e trocas autênticas, mas também oferecemos a opção de manter contato à distância, de forma leve e divertida. Você pode enviar stickers, comparar quem deu mais passos no dia e, em momentos de maior privacidade, ativar o ‘Modo Fantasma’ para congelar sua localização por até 24 horas”, explica Climchuk.
Snapchat
Conhecido por muitos Millennials, o Snapchat não é considerado uma rede social e sim um aplicativo que permite aos usuários enviar fotos e vídeos apenas entre a comunicação direta e privada com amigos. Além de oferecer uma variedade de filtros e lentes de realidade aumentada, os usuários também podem criar “Snaps,” que são registros visíveis por até 24 horas e desaparecem após serem visualizados. O Snapchat também inclui a funcionalidade “Snap Map”, que permite compartilhar e visualizar a localização de amigos em tempo real.
Apesar do Instagram ser uma das redes sociais favoritas de influenciadores e de quem busca grande exposição, ele acabou adotando ao longo dos anos recursos voltados à privacidade, como a lista de “Melhores Amigos” nos Stories e no Feed, para aqueles que gostam de ser mais discretos. Os próprios usuários têm criado tendências, como o “daily”, no qual compartilham momentos da rotina com um grupo seleto, muitas vezes através de um perfil secundário e privado. Com essas funcionalidades e práticas, muitos utilizam o aplicativo para interagir sem se expor, chegando até a adotar o “grid zero”, mantendo o feed completamente sem fotos.
TikTok
O TikTok se popularizou como uma plataforma na qual muitos usuários preferem consumir conteúdo sem necessariamente se expor criando vídeos. Embora seja uma rede social de grande visibilidade, ele oferece diversas configurações de privacidade, perfil privado e publicação de vídeos apenas para amigos. Além disso, é permitido desativar a opção de “Duetos” e impedir que outros baixem seus vídeos. As curtidas e os itens salvos também podem ser ocultados, proporcionando mais controle sobre a privacidade dos usuários. E, para quem não quer postar conteúdo, o TikTok é ideal para quem gosta de interagir enviando vídeos junto com a mensagem: “Vi e lembrei de você”.
BeReal
O BeReal é outro aplicativo que surgiu para incentivar a autenticidade, convidando os usuários a compartilhar uma foto por dia sem filtros ou edições. O aplicativo envia uma notificação em horários aleatórios, solicitando que os usuários tirem uma foto simultaneamente com as câmeras frontal e traseira, capturando um momento real do dia. As postagens são visíveis apenas para amigos selecionados, sem pressão de likes ou seguidores. Apesar de o seu auge ter sido em 2022, o BeReal ainda é uma alternativa para quem busca conexões autênticas e espontâneas entre amigos.
“Aplicativos como o Blink Map, que priorizam a interação em amigos próximos, são apenas um exemplo de como as redes sociais estão se adaptando a novas demandas. Ao oferecerem ferramentas para fortalecer amizades e criar comunidades mais íntimas, essas plataformas apontam que o futuro das redes sociais está em conectar as pessoas de forma mais profunda e significativa, dando espaço para a individualidade e a privacidade dos usuários”, finaliza Climchuk.
Sobre o Blink
Lançado em 2023, Blink é um serviço de compartilhamento de geolocalização onde você pode rastrear a localização em tempo real de seus amigos e apenas seus amigos, sem expor suas informações para pessoas aleatórias. Com mais de 2,7 milhões de usuários mensais e quase um milhão de usuários ativos todos os dias, o aplicativo tem a missão de aproximar as pessoas e impulsionar a Geração Z para encontros pessoais e offline.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA MOYA LOPES
mariana.moya@sherlockcomms.com