Em um mundo cada vez mais conectado, com a rapidez dos vídeos curtos nas redes sociais, as compras que são feitas em alguns cliques e a conversa iniciada, em instantes, com alguém do outro lado do planeta, agilidade, velocidade, eficiência e adaptabilidade são palavras cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e também nas operações de grandes empresas.
A busca por mais eficiência e qualidade na entrega de trabalhos fez com que marcas gigantes como Globo, Netflix e Spotify mudassem sua forma de desenvolvimento tradicional e aderissem à metodologia ágil, um conjunto de práticas que tem como objetivo o aumento da produtividade, por meio da otimização de processos e tomadas de decisões embasadas por dados. Na América Latina, Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina são países em que 34% das empresas já têm mais da metade de suas equipes trabalhando com metodologias ágeis, de acordo com estudo da NTT Data e MIT Technology Review.
Além da adoção das estratégias ágeis nos setores de tecnologias das empresas, o levantamento aponta que outras áreas das companhias aderiram à metodologia: Inovação (44%), RH (32%) e Marketing (30%). Em relação a 2021, os setores de Vendas e Atendimento ao Cliente e Finanças registraram aumento de 19% e 18%, respectivamente, na utilização de abordagens ágeis. Para Homero Filho, diretor de Tecnologia na GT7, Unidade de Negócios do Grupo TODOS Internacional, a metodologia ágil pode auxiliar as empresas a aumentar a flexibilidade, permitir adaptações rápidas a mudanças e melhorar o alinhamento com as necessidades dos clientes.
“Os principais benefícios destas estratégias ágeis incluem maior eficiência, redução de riscos, entregas contínuas de valor e aumento da satisfação dos clientes. Mas é preciso destacar que a metodologia ágil tem sido questionada porque, em alguns casos, pode levar a uma falta de visão a longo prazo, pressões constantes sobre as equipes e dificuldades na gestão de grandes projetos, além de uma possível superficialidade na implementação dos princípios ágeis”, diz Filho.
Para usufruir das potencialidades da metodologia ágil e superar os desafios, de acordo com o profissional, a empresa em que trabalha utiliza a metodologia ágil em suas estratégias integrando ciclos curtos de planejamento e execução, priorizando o feedback constante dos clientes e ajustando rapidamente suas ações conforme as mudanças do mercado. Para Filho, desde que a empresa implementou a metodologia ágil, houve um impacto positivo nos resultados. “A metodologia ágil trouxe benefícios para a GT7, sobretudo na quantidade de hipóteses testadas pelo time de Growth, e na perspectiva que isso pode trazer para o nosso negócio. Isso porque se eu consigo testar muitas hipóteses, consequentemente, vou encontrar mais hipóteses vencedoras, que trarão um melhor resultado para a empresa”, afirma.
Implementação de estratégias ágeis: por onde começar?
Por se tratar de uma abordagem que envolve a mudança do modo de trabalho das equipes, a implementação da metodologia ágil requer planejamento prévio. “Implantar esta metodologia em uma empresa pode ser desafiador devido à necessidade de mudança cultural, resistência dos colaboradores a novas formas de trabalho e dificuldades em adaptar processos tradicionais”, ressalta Filho, que compartilha alguns insights estratégicos a serem considerados para implantar a cultura ágil.
Defina um gestor ágil
O processo de implementação de metodologias ágeis precisa ter um gerente responsável. Como “scrum master”, a função deste profissional será garantir que os princípios da abordagem ágil sejam aplicados corretamente. Para isso, é importante que seja um profissional com amplos conhecimentos sobre estratégias ágeis.
Comece por uma equipe isolada
Antes de levar cultura ágil para toda a empresa, selecione uma equipe específica para treinar e fazer a implementação. Este cuidado serve para não mexer tão abruptamente na estrutura de trabalho dos colaboradores da marca como um todo, a fim de fazer uma mudança gradual. Equipes de tecnologia e marketing, por estarem sempre em contato com entregas e projetos digitais, tendem a ter mais facilidade para assimilar abordagens ágeis.
Treine sua equipe
É fundamental instruir os colaboradores antes de iniciar qualquer projeto prático na metodologia ágil. A equipe é quem desenvolverá grande parte das demandas, então é preciso que todos estejam alinhados sobre as etapas e condutas. Na abordagem ágil, o processo de tomadas de decisões e alinhamentos devem ser feitos de forma horizontal, por isso, inclua os colaboradores desde a etapa de implementação.
Tenha um gerente de projetos ágeis
Na figura de product owner, essa pessoa será responsável por registrar as necessidades do cliente e listar as prioridades e diretrizes para os colaboradores, ficando a cargo do que será feito e entregue.
Tenha um backlog estratégico e atualizado
Esta é a lista que reunirá todas as demandas em aberto. Dentro dela, é importante definir o sprint para cada projeto, ou seja, o tempo previsto para que a equipe scrum conclua cada atividade.
Esteja preparado para receber entregas parciais
Nos modelos mais usuais de gestão de trabalho de equipe, é comum que o planejamento das demandas considere apenas o prazo final para entrega do material completo. Na metodologia ágil, as equipes são incentivadas a fazer pequenas entregas estratégicas, dividindo o projeto em partes. Isso faz com que seja possível corrigir pontos específicos sem que haja a necessidade de alterar toda a demanda.
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NAYARA CAMPOS DA SILVA
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