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Home»DIVERSOS»5 acertos para alavancar a receita do e-commerce com o marketing de performance

5 acertos para alavancar a receita do e-commerce com o marketing de performance

Escrito por 6 de novembro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
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O segundo semestre reserva datas importantes que devem movimentar o e-commerce, como Dia das Crianças, a tão aguardada Black Friday e o Natal. Para surfar a boa onda, um recurso que pode apoiar as marcas a alavancarem suas vendas é o marketing de afiliados e performance, uma opção tanto para aumentar o conhecimento e melhorar a percepção da marca, como para, de fato, gerar receita incremental e otimizar as estratégias comerciais.

“Entre as principais vantagens desta estratégia está o ‘custo-efetividade’. As marcas pagam comissões apenas quando uma ação desejada, como uma venda ou um lead é completada. Nesse sentido, a mídia de afiliados é a mais segura em termos de performance”, analisa Evelin Amaral, Diretora de Vendas da Rakuten Advertising, rede líder global em marketing de performance. 

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, a expectativa do varejo eletrônico em 2024 é que o faturamento das lojas virtuais no Brasil deve superar os 200 bilhões, com um ticket médio de quase R$ 500 e mais de 90 milhões de compras, de acordo com a Abcomm Forecast.

A seguir, a especialista fala sobre 5 acertos para impulsionar uma campanha de afiliados e aumentar a performance em vendas. Confira!

 

1- Faça uma escolha cuidadosa de afiliados

Selecione afiliados que tenham um público-alvo alinhado com o seu nicho. Eles podem ser influenciadores, sites/apps de cashback, blogs, redes sociais promocionais, sites de cupom e grupos de promoções que divulgam um link especial em troca de comissão. Avalie a credibilidade, a qualidade do conteúdo e o alcance antes de firmar parcerias para entender se a narrativa está alinhada às mensagens chave da empresa. “Um dos grandes diferenciais atualmente é também utilizar a inteligência artificial para personalizar campanhas, aumentar a conversão de forma assertiva”, afirma Evelin.

 

2-Ofereça comissões atraentes e de forma transparente

Ofereça uma estrutura de comissões com tecnologia que permita a monetização ao afiliado de forma transparente, como por exemplo, cupom de desconto, aplicativo e entre outros.  Dessa forma, o afiliado entende o ganho como um benefício para melhorar a conversão e ajudar a impulsionar o negócio e engajamento do usuário final.  “Definir percentuais diferentes para o primeiro clique e a conversão, por exemplo, impulsiona o afiliado a traçar estratégias mais assertivas para impulsionar as vendas”, garante Evelin.
 

3- Ofereça treinamento estratégico ao afiliado 

As marcas podem criar treinamentos específicos para os afiliados. Crie banners, ofertas promocionais, vídeos e outros materiais promocionais para que os afiliados possam usar em suas campanhas. Garanta que estejam atraentes, informativos e fáceis de usar. “Aqui na Rakuten Advertising, por exemplo, temos um serviço premium, em que oferecemos treinamentos para anunciantes e afiliados para ajudá-los nos recursos adicionais, apoiando estratégias que fujam apenas do convencional”, analisa a diretora.

4. Esteja próximo ao afiliado e monitore resultados

Para fazer um bom monitoramento é necessário contar com ferramentas de análise que forneçam dados que apoiem o gerenciamento de resultados. No mercado, é possível encontrar recursos que mesclem essas informações a outros dados da jornada de conversão, tornando possível fazer análises de tendências do afiliado e até mesmo um benchmarking com base em IA para ajudar a melhorar o suporte e direcionamento de performance. “Buscar essas ferramentas otimizam as estratégias de vendas gerando mais receita, ao longo de toda a campanha. Monitorar de perto cada ação abre margem para recalcular rotas a tempo dos bons resultados aparecerem, de fato”, recomenda Evelin.

 

5- Personalize as ofertas e promoções

Trabalhe com os afiliados para criar ofertas exclusivas e personalizadas para os públicos. Considere promoções sazonais, descontos especiais ou pacotes exclusivos. “Direcione as campanhas para segmentos específicos do público-alvo com base em dados demográficos, comportamentais e outros critérios e ofereça descontos personalizados, para maximizar a relevância e a eficácia dos anúncios. resultados de cada campanha em tempo real”, indica Evelin. “Aqui na Rakuten Advertising, apoiamos nossos anunciantes a entenderem como aproveitar ao máximo o canal de marketing de afiliados com tecnologia avançada e expertise. Registramos todo o processo de tráfego, do primeiro clique, passando pela consideração da compra até a venda, apoiando as marcas a entenderem melhor suas audiências e com recursos para as bases online e offline das marcas”, finaliza a diretora. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ CRISTINA ASSIS BRITO
[email protected]

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