O calçado mais nacional do mundo reforçará sua brasilidade na temporada Primavera-Verão 2025/2026. Estampas tropicais, cores como verde-neon e verde-bandeira, além de materiais impermeáveis foram as principais apostas dos expositores da 4ª edição da BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina. O evento é realizado pela Abicalçados e organizado pela NürnbergMesse Brasil e segue até quarta-feira (21/5) no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Frutas e palmeiras, tramas naturais e estampa de tartaruga são alguns dos destaque da Ipanema para a próxima temporada. “Nos modelos de chinelo clássicos, temos animal print, estampas românticas, com flores, pets,… A procura, especialmente pela linha Super Nova, tem sido muito alta na feira. Estamos bem empolgados e com um feedback bacana dos clientes”, conta Daiane Fischer, gerente de Marketing e Comunicação da Ipanema. Outra aposta da marca é a coleção Comfy Club, que traz produtos com apelo de conforto moderno, com mistura de materiais como solas injetadas, palmilhas em EVA e em diferentes alturas.
Amazônia
Já a Tropical Brasil, de Juazeiro do Norte (CE), se inspirou na maior floresta tropical do mundo para sua nova coleção. “Nossa Amazônia vai descendo pelo país e bifurcando dentro do Brasil, trazendo várias brasilidades e nossa originalidade para a linha de chinelos redondos, slim, quadrados e tamancos”, conta Alice Rodrigues, da área de Desenvolvimento da Tropical Brasil e autora das estampas originais da marca.
Outra expositora que também apostou em estampas é a Linus, de São Paulo (SP). A marca é conhecida por suas sandálias anatômicas e sustentáveis, inspiradas no modelo birkenstock. Com seis anos de existência, a empresa escolheu a BFSHOW para estrear seu primeiro calçado animal print de onça . Além, claro, da sua paleta clássica, com destaque para tons pastel de amarelo, azul e bege. “Somos um calçado atemporal, agênero e sustentável. Aqui estamos estreando nossa primeira estampa, uma ação que nos dá muito orgulho. Poder apresentar isso para nossos parceiros em nossa estreia na BFSHOW, ao lado de marcas que admiramos, é uma grande alegria”, afirma Matheus de Arruda, supervisor de Vendas da Linus, que destaca também que os produtos são feitos com 80% de matéria-prima de fontes renováveis. Preocupados com o descarte, a marca oferece plano de reciclagem, onde os calçados são transformados em tatames para academia, placas de absorção de impacto de playgrounds, entre outros.
Chinelos urbanos
Focado em modelos masculinos, a Itapuã, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), lançou na BFSHOW sua linha Sports Sandal, pensada para um consumidor que busca chinelos modernos e confortáveis, para serem usados antes e depois da prática de esportes. “Nessa coleção, diferentemente do nosso carro-chefe, a linha Urban, não trabalhamos com couro, e sim com materiais alternativos, que podem molhar. Apostamos nesses calçados para momentos de lifestyle, seja relacionado à prática esportiva, antes da academia ou do futebol, ou para um passeio descontraído”, conta Tatiana Ritzel, consultora de moda e estilista da Itapuã e sócia do Estúdio Compor, que destaca, ainda, que o carro-chefe da linha Gávea, os chinelos de EVA são leves e têm em palmilhas anatômicas.
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KAREN VILLERVA GONÇALVES
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